Exames ofertados serão mamografia, Ultrassonografia Geral, Raio X geral

Nesta sexta-feira, dia 01, começou uma ação da secretaria municipal de Saúde, promovendo mutirão de exames de imagem, em Volta Redonda. O objetivo é acabar com as demandas reprimidas de exames e agilizar a entrega dos resultados dos mesmos, garantindo acesso e qualidade na assistência ao paciente de forma integral, com redução do tempo de espera.

O mutirão acontece no Centro de Imagem do Estádio Raulino de Oliveira, no bairro Jardim Paraíba, de segunda à sexta-feira, das 07h às 23h e aos sábados até as 19h, com previsão de término para o dia 30 de abril, podendo ser prorrogado.

Segundo o secretário de saúde, Alfredo Peixoto, o centro de imagem passou por um processo de reforma e aquisição de equipamentos novos, com licitação para a manutenção e compra de equipamentos e insumos.

“A previsão de realização será de aproximadamente 24 mil exames nestes três meses, ofertando oito mil/mês. Foi realizado grande investimento do governo nesta área para melhoria na realização de exames por parte da população”, afirmou o secretário.

O agendamento será feito através do SISREG (Sistema de Regulação do Ministério de Saúde) com critérios de classificação de prioridades que se encontrem aguardando os exames a serem inseridos pela Atenção Básica do município.

O aposentado Carlos Frederico, de 72 anos e morador do bairro Jardim Amália, disse que não tem o que reclamar dos atendimentos oferecidos pela SMS. “Particularmente sempre fui muito bem atendido e estou com meus exames em dia. Além do mais, as entregas dos resultados são feitos em torno de 10 a 15 dias, um período que eu considero rápido”, pontuou Carlos. Os exames ofertados serão mamografia, USG (ultrassonografia geral) Raios-X geral nos horários diários.

Já Bruno Ribeiro, estudante de 19 anos, tinha acabado de realizar um Raio-X e relatou sua experiência. “Achei a ideia desse mutirão muito adequado. O governo investindo na saúde é importante para que a população sinta o valor que merece”, afirmou o estudante.

Como o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, já frisou, esse ano de 2019 será dedicado à saúde e essas ações visam melhorar ainda mais o atendimento à população. “Em conversa com o secretário, chegamos a conclusão que esse mutirão é um excelente método de aliviar as longas filas de exame. A população agora conta esse método rápido e muito eficaz. Continuamos fazendo a nossa parte com muito diálogo e pensando no bem estar da população”, destacou Samuca.

Por Renan Ferreira com fotos de Gabriel Borges - Secom/VR