Unidade conta com 32 leitos, grande parte individual, com televisão, ar condicionado e cama para acompanhante, além de um Centro Cirúrgico com três salas

 

 O Hospital do Idoso, em Volta Redonda, está prestes a completar dois anos no próximo mês com avanços significativos em 2019. Foram 6667 consultas ambulatoriais, mais de 342 internações (24% a mais em comparação com o ano anterior), aumento de 154% no número de cirurgias e índice de satisfação no atendimento de 95%, de acordo com pesquisa feita pelos funcionários do hospital com os pacientes. Além disso, foram 128 cirurgias vasculares, 155 de urologia e 502 oftalmológicas, abrangendo problemas como ceratocone e catarata. Em média são atendidos 780 pacientes mensalmente, entre consultas, cirurgias e internações. Inaugurado em 27 de dezembro de 2017, o Hospital do Idoso é pioneiro no atendimento a pacientes com mais de 60 anos.

 

O prefeito Samuca Silva destaca que a implantação do Hospital do Idoso representa um grande salto na qualidade da saúde pública de Volta Redonda. “Todos os pacientes têm assistência individualizada. Nos quartos, grande parte individual tem televisão, ar condicionado e cama para acompanhante, que muitas vezes é idoso e também precisa de conforto. Isso mostra a nossa preocupação com a terceira idade. Nosso objetivo é oferecer atendimento de excelência aos moradores de Volta Redonda”, disse o prefeito.

 

O diretor do Hospital do Idoso, Aparício Bezerra Júnior, ressalta que a unidade hospitalar conta com uma equipe multidisciplinar para fazer o acolhimento diferenciado. “Esse é o grande diferencial do Hospital do Idoso. Eles são acolhidos e acompanhados por um assistente social e psicólogo. Ele conta ainda com fisioterapeuta, fonoaudiólogo e dentista, que garante a assepsia para evitar infecções via oral. Esses profissionais têm um importante papel com o idoso. Através de uma relação empática, com uma assistência humanizada e um comprometimento com o cuidado personalizado, garante o equilíbrio físico e emocional do paciente”, explicou Aparício.

 

Antônio Carlos da Costa, 60 anos, morador do bairro Aero Clube, está acompanhando o senhor Waldir dos Santos que está com complicações causadas pela diabetes e está internado há duas semanas. “O atendimento aqui é excelente. Os profissionais são atenciosos, a comida é boa e ainda tem uma cama onde posso descansar. Fico aqui 24 horas por dia e esse tratamento que recebemos aqui faz a minha missão parecer mais leve”, disse o acompanhante.

 

Dona Luiza da Silva Souza, 70 anos, mora na Avenida Amaral Peixoto, no Centro da cidade, veio transferida do Hospital do Munir Rafful e está internada, passando por exames. “Vim transferida para cá e estou muito feliz com a forma com que os funcionários tratam a gente. Eles são muito atenciosos e isso me deixa mais calma e confiante de que tudo vai dar certo. Eles me explicam todos os procedimentos que estão sendo realizados. É realmente um tratamento humanizado”, disse a paciente. 

 

Sua filha, Valéria Gomes, 50 anos, está revezando com outros membros da família o acompanhamento da mãe. “É um hospital mais tranquilo, adequado para a idade da minha mãe. As acomodações são boas e a equipe é maravilhosa. Aproveito para agradecer a todos pelo carinho com que minha mãe está sendo cuidada”, lembrou Valéria.

 

O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, destaca que o atendimento disponibilizado no Hospital do Idoso é humanizado, com profissionais qualificados e dedicados à profissão. “Ao atender o idoso, a equipe de saúde fica atenta a uma série de alterações físicas, psicológicas e sociais que normalmente ocorrem nesses pacientes e que justificam um cuidado diferenciado. Isso faz diferença no tratamento e contribui para a melhoria da qualidade de saúde e de vida dessa população, além de proporcionar uma estadia hospitalar mais segura de riscos, mais harmoniosa e acolhedora para os idosos e seus acompanhantes”, disse Alfredo.

 

O funcionamento do hospital é garantido por uma equipe de 26 médicos, divididos em especialistas e cirurgiões, plantonistas e anestesistas; e outros 65 profissionais técnicos como enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativos. Os internados no Hospital do Idoso são pacientes referenciados pelo Hospital Municipal Munir Rafful, Cais Aterrado e Conforto, UPAS e Hospital Municipal São João Batista.

 

Estrutura

 

Ambulatórios – O Hospital do Idoso realiza atendimento ambulatorial nas especialidades cirúrgicas de Urologia e Cirurgia Vascular, proctologia e oftalmologia.

 

Internação – O segundo andar do hospital é específico para pacientes de clínica médica e funciona com apartamentos individuais, oferecendo maior conforto ao internado nos 14 leitos existentes. As internações no terceiro andar contam com mais 18 leitos, sendo quatro de Clínica Cirúrgica e 14 leitos de Clínica Médica.

 

Serviço de Atendimento Domiciliar – O SAD foi transferido para o Hospital do Idoso para uma área maior e mais adequada no térreo e conta com duas equipes multidisciplinares que participam ativamente do cuidado ao paciente idoso, desde a internação até o acompanhamento domiciliar.

 

Por Fátima Santos com fotos de Geraldo Gonçalves - Secom VR
Pin It