Durante toda essa semana, entre os dias 27 e 31 de maio, a Prefeitura de Volta Redonda, através da secretaria municipal de Meio Ambiente estará comemorando a Semana da Mata Atlântica. Nesta segunda-feira, dia 27, foi realizado o lançamento do Programa Municipal de Arborização Urbana com espécies nativas da Mata Atlântica. O evento aconteceu na Biblioteca Municipal, na Vila Santa Cecília e contou com a presença do Prefeito Samuca Silva, do vice-prefeito, Maycon Abrantes e do secretário da pasta, Maurício Ruiz.

Samuca frisou que esse é um evento importante para a cidade e que nos próximos dias teremos muitos acontecimentos positivos na pauta de Meio Ambiente. “Amanhã teremos a reinauguração do Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá, no bairro Santa Cruz. Uma área verde totalmente revitalizada, com trilhas demarcadas e muita segurança. Uma excelente opção de lazer em família. Ainda teremos a criação de outros dois Parques Naturais e também do Refúgio da Vida Silvestre Vale dos Puris, que será uma das 10 maiores reservas naturais do Brasil”, enfatizou o prefeito.

Para Maurício Ruiz, secretário da SMMA, Volta Redonda está provando que é possível aliar desenvolvimento a avanços no meio ambiente. “O ser humano está vinculado a toda a vida que existe no planeta terra e precisamos ter o dever de resgatar e salvar, pois sem elas não conseguiríamos perpetuar a nossa existência. O nosso objetivo é ajudar que o cidadão faça o plantio de árvores mais adequado e correto. Por isso criamos essa padronização da arborização urbana, para deixar nossa cidade mais bonita, mais bela e mais verde”, disse Maurício.

O secretário acrescentou ainda que pelo aplicativo ‘Fiscaliza VR’ é possível solicitar uma muda e em até 72 horas, uma equipe da prefeitura vai até o local e planta de acordo com as especificidades de cada localidade. “Nos últimos seis meses tivemos 1200 chamadas de fiscalização na secretaria para os mais diversos assuntos e grande parte desses atendimentos foi para plantio de arvores. Queremos continuar com esse trabalho e expandi-lo ainda mais”.

Estavam presentes ainda, representantes de empresas parceiras da região para assinarem um termo de cooperação referente à arborização de vias pela cidade.

O superintendente do Shopping ParkSul, Alfredo Zanota, assinou o termo no evento e destacou a importância dessa ação. “Em nome do Shopping ParkSul destaco que é muito importante essa iniciativa de reflorestar os ambientes necessários e que podem contar com o Shopping como parceiro para essa iniciativa, que será útil para toda a comunidade e ambiente ao redor. Parabenizo por essa preocupação saudável e humana do órgão púbico com a sociedade”, destacou.

A programação da Semana da Mata Atlântica você confere abaixo:

28/05 – Terça-feira

08h30 – Reinauguração do Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá, com novo viveiro de mudas e trilha da mata atlântica.

Local: Avenida dos ex combatentes, Sn, Santa Cruz

15h – Assinatura com a Secretária de Estado, Senhora Ana Santoro, do decreto de criação do Refugio da Vida Silvestre Vale dos Puris e termos de Cooperação do Programa “Olho no Verde: Monitoramento da Mata Atlântica contra o desmatamento” e termo de Cooperação para acesso aos dados do cadastro ambiental.

Local: Praça Savio Gama, 53, Aterrado

16h30 – Visita ao Zoológico e Plantio Comemorativo

Local: Rua 93C, nº1171, Vila Santa Cecília

29/05 – Quarta-feira

19h – Assinatura do Ato de Criação do Parque Natural Municipal Volta Redonda. Será realizada a doação para uma área de um milhão de metros quadrados de áreas florestais e implantação completa de um parque natural próximo à rodovia dos metalúrgicos.

30/05 – Quinta-feira

Lançamento do projeto de implantação do parque natural verde, próximo ao bairro belvedere. Será anunciada a criação do parque urbano público integrado a lagoa e o entorno com pista de caminhada, estrutura para lazer de família com bancos e área verde.

Por Renan Ferreira com fotos de Gabriel Borges

Secom/VR