Só nesse ano, quase mil alunos receberam o certificado de informática básica

Aproximadamente 500 alunos dos Telecentros Comunitários de Volta Redonda receberam seus certificados de conclusão do curso de informática básica. A cerimônia de entrega aconteceu no auditório do Colégio João XXIII, no Retiro, e contou com a presença do vice-prefeito, Maycon Abrantes. Ao todo, o município conta com 24 salas de Telecentro, oferecendo curso de informática básica, que tem uma média de quatro meses de duração.

De acordo com o gestor do Telecentro, Gustavo Pontes, o curso oferece uma introdução básica a Word, Excel, Power Point e internet e tem o objetivo de proporcionar inclusão digital às pessoas que não têm acesso. “É muito gratificante ver os resultados alcançados. Temos alunos dos 10 anos até os 80 e com todos eles desenvolvemos um trabalho de excelência. Parabéns a toda equipe e parabéns aos alunos que estão formando pela determinação em busca de conhecimento”, disse Gustavo.

Rodolfo Levenhagen, subsecretário municipal de Ação Comunitária, agradeceu toda a equipe pelo trabalho. “Nossa equipe está de parabéns por se dedicar ao máximo pelas conquistas e à vontade de fazer a diferença. Quero agradecer também ao prefeito Samuca por nos ajudar nesse momento, apesar de toda dificuldade que o município e o estado vêm passando. Samuca não mede esforços para investir em capacitação e qualificação profissional”, lembrou o subsecretário.

O curso teve uma grande variedade de público interessado, desde crianças até idosos. A aluna Clara de Souza, de 70 anos, do Cras Jardim Ponte Alta, disse ter gostado das aulas. “O professor era muito atencioso e sabia conduzir as aulas mesmo com nossas dificuldades”. Já a aluna do Cras Volta Grande, Giulia Marques, de 18 anos, acrescentou que sabe que esse curso vai fazer a diferença em seu futuro. “O curso é bem produtivo. Eu tinha pouco conhecimento de tecnologia e, agora, aumentei meu conhecimento. Todos devem fazer”, recomendou.

Só nesse ano, o Telecentro de Volta Redonda já formou quase mil alunos. No primeiro semestre, mais de 300 alunos também receberam certificado de conclusão do curso. “Quero parabenizar a todos pelo certificado e acredito que esse é o primeiro de muitos. É uma mudança invisível e cada um sabe a importância dessa transformação. Nós temos vários cursos gratuitos no município para que vocês continuem estudando. Eu faço esse convite para que vocês continuem se capacitando porque o mercado de trabalho está muito concorrido”, afirmou o prefeito Samuca Silva.

Por Renan Ferreira com fotos de Geraldo Gonçalves - Secom/VR