MOVI: Prevenção da Obesidade Infantil é tema em roda de conversa em Volta Redonda

A secretaria de Saúde de Volta Redonda realizou na manhã desta sexta-feira, dia 09, mais uma da série de atividades que o MOVI (Movimento Vida Interativa) promove na cidade. Na Unidade Básica de Saúde do bairro Ponte Alta, funcionários, enfermeiros e estudantes de medicina do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda) protagonizaram uma roda de conversa com mães e crianças com o tema “Prevenção da Obesidade Infantil”.

Segundo a enfermeira Marcilene Souza, o objetivo foi explicar para elas sobre a importância da educação alimentar em seus filhos.“Auxiliamos essas famílias com a intenção de prevenir a obesidade infantil, evitando com que doenças crônicas e degenerativas apareçam nas crianças, como por exemplo a hipertensão e a diabetes”, ressaltou.

A estudante de medicina Bruna Massini, de 26 anos, também foi responsável por orientar e tirar todas as dúvidas do público presente. “Existem muitas dificuldades por parte das mães sobre como elas devem alimentar os seus filhos quando pequenos. O nosso papel é auxiliar para que as complicações futuras sejam evitadas”, concluiu.

Entre as  orientações para evitar a obesidade infantil estão: estimular o aleitamento materno exclusivo até os seis meses; substituir alimentos açucarados por frutas; oferecer dieta rica em legumes e verduras; estimular a atividade física. O que não se deve fazer: Comer exageradamente alimentos industrializados; colocar muito sal ao cozinhar; evitar comidas ricas em açúcar (balas, doces e chocolates); ficar muitas horas em frente aos aparelhos eletrônicos.

Por Filipe Cury ASCOM/VR