Volta Redonda vai começar a testar Tarifa Comercial Zero

Volta Redonda vai começar a testar Tarifa Comercial Zero

Projeto deverá entrar em operação de forma definitiva em dezembro

 

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, anunciou na tarde desta terça-feira, dia 5, que ainda no mês de setembro começará a fase de testes do Tarifa Comercial Zero, com a circulação de um ônibus elétrico. O programa prevê que o coletivo irá circular pelos quatro principais centros comerciais do município sem cobrar tarifa dos passageiros. Volta Redonda será a primeira cidade do Brasil a oferecer transporte gratuito para a população em um ônibus elétrico, sem produzir ruídos ou gases poluentes.

 

A expectativa da Prefeitura de Volta Redonda é que o ônibus – com capacidade para mais de 60 pessoas – chegue ao município até 20 de setembro. “Nosso objetivo é integrar os centros comerciais, pois assim eles vão se tornar um só, virando um dos maiores shoppings a céu aberto do Brasil”, destacou Samuca. “Seremos a primeira cidade do País com o centro comercial integrado e a primeira cidade do estado com ônibus elétrico gratuito para a população”, celebrou.

 

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães, destacou que o Tarifa Comercial Zero vai fomentar a economia nos quatro principais centros comerciais de Volta Redonda. “Pois vão levar gratuitamente as pessoas para circular entre a Avenida Amaral Peixoto, o Aterrado, a Vila Santa Cecília e o Retiro. Os pontos de embarque e desembarque de passageiros serão diferentes dos pontos que atendem as linhas convencionais”, comentou.

 

O ônibus teste deverá circular pela cidade durante um mês. Em definitivo, o Tarifa Comercial Zero deverá entrar em operação até dezembro, antes do Natal. Já foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio o edital de pregão eletrônico para a compra de até três ônibus elétricos que vão fazer parte do programa.

 

Segundo o prefeito Samuca, o prazo para o poder público começar a receber as propostas das empresas começou nesta terça-feira. “A nossa expectativa é que até o fim do setembro já tenhamos o resultado efetivo desse processo. Era uma promessa nossa de implantar o Tarifa Comercial Zero e que estamos cumprindo”, afirmou. O pregão será realizado em 22 de setembro.

 

Além disso, o projeto é um grande investimento em proteção ao meio ambiente, já que os ônibus serão elétricos e não poluentes. “Também vai gerar uma grande facilidade e benefício para as pessoas, pois trata-se de um transporte gratuito”, completou Samuca. O prefeito ainda espera que o Tarifa Comercial Zero irá contribuir para a melhorar o trânsito do município. “Pois vai incentivar que as pessoas deixem seus carros em casa e circulem pelo Tarifa Comercial Zero”, concluiu.

 

Os coletivos que deverão ser adquiridos pelo governo municipal serão novos (zero quilômetro), de procedência nacional e com acumuladores e carregadores de energia, além de não emitirem ruídos e gases poluidores. Os ônibus também terão ar-condicionado, suspensão de ar, e pelo menos, 25 assentos para passageiros sentados e espaço para cadeirante.

 

Por Mateus Gusmão – SecomVR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444