Mulheres do Açude I participam do programa ‘Movimento Vida Interativa’

Prefeitura realizou uma palestra sobre o Centro Especializado de Atendimento às Mulheres

Nesta terça-feira, dia 5, um grupo de mulheres do bairro Açude I, em Volta Redonda, participou de uma palestra promovida pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, com a equipe do CEAM (Centro Especializado de Atendimento às Mulheres). A ação, que aconteceu faz parte do MOVI (Movimento Vida Interativa), que acontece até 30 de setembro na região, que contempla os bairros Jardim Cidade do Aço, Açude I, Retiro e Vila Mury.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Volta Redonda que promove ações que estimulam a prática da cidadania, atividades saudáveis, a motivação do esporte e do lazer, a disseminação da arte e da cultura, a consolidação da mulher, o fortalecimento da educação e a preservação do meio ambiente. A expectativa é que a cada dois meses o MOVI seja realizado em bairros diferentes, até contemplar todos os bairros de Volta Redonda.

O prefeito Samuca Silva enfatizou que o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Políticas para Mulheres e pelo Centro Especializado de Atendimento às Mulheres é de fundamental importância para a qualidade de vida das população feminina. “Só com a massificação das informações será possível para as mulheres conquistarem, ainda mais, os seus espaços. Por meio do MOVI nós podemos levar ao conhecimento de mais pessoas a importância d o atendimento realizado no CEAM, por exemplo. A escolha do tema da palestra foi muito boa”, destacou Samuca.

“Esperamos que todos participem das palestras, das atividades e de todas as ações do MOVI. Os temas abordados são importantes, não só para a saúde de todos, mas também porque promovem o lazer e motivam a prática do esporte”, disse o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto.

A secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Dayse Penna, reforçou que as palestras são positivas para a disseminação das atividades da secretaria. “Com essas palestras nós estamos atendendo uma das solicitações do prefeito Samuca Silva, que é divulgar e promover eventos que tratem de assuntos ligados a conscientização e importância da atuação da mulher na sociedade”, disse Dayse, que aproveitou a ocasião para falar do projeto Cartas.

O objetivo do projeto é traçar um diagnóstico, a partir das expectativas das mulheres e conhecendo os problemas que elas enfrentam. “Todas as mulheres podem participar, basta escrever uma carta com o tema ‘É o que eu penso, é o que eu vivo’”, convidou a secretária. A carta deve ser entregue nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou na sede da secretaria. Todas que participarem vão receber um pingente, que simboliza a curva do Rio Paraíba do Sul com uma flor.

A estudante Bruna Naiara Ferreira da Silva, de 24 anos, assistiu à palestra enquanto aguardava pelo atendimento na UBSF. “Eu ainda não conhecia o trabalho desenvolvido pelo CEAM. Achei muito importante participar e com certeza esse é um assunto que deve ser bastante divulgado para toda a população”, disse a estudante.

A agente comunitário de saúde, Ana Carolina da Silva Francisco, que também assistiu às explicações, destacou a importância dessas ações.  “Eu estou há dois anos nessa função e a gente sempre fica sabendo de algum caso, então é importante a gente também ter a informação para repassar”, contou.

A programação completa do MOVI está disponível no portal da prefeitura

www.portalvr.com.br

Por Simone Freitas, com fotos de Evandro Freitas / Secom VR