CRAS Volta Grande promove Festa da Roça

Cento e vinte e dois idosos compõem o grupo, que existe há 19 anos

Com idade entre 60 e 82 anos, os 122 integrantes do Grupo de Convivência Experiência e Esperança, do CRAS Volta Grande, em Volta Redonda, realizaram a Festa da Roça. O grupo, que já existe há 19 anos, promove festas de aniversários, palestras, danças, ginástica e várias outras atividades orientadas pelos profissionais do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Joana Darc Correa Máximo, de 60 anos participa do grupo há cinco anos. “Gosto muito de participar das palestras também. Aqui, a gente faz amigos e não fica sozinho. Faço parte de um grupo de dança, chamado As Brasileirinhas, formado apenas por senhoras. A gente ensaia toda semana aqui no CRAS e quando os outros CRAS nos convidam, nós vamos e fazemos nossa apresentação também”, contou durante a festa.

Nove casais vestidos a caráter dançaram a tradicional quadrilha. Maria Luiza da Silveira, de 82 anos, é a mais idosa do grupo. Dançou quadrilha e dá exemplo para muitos que chegam ao grupo. “Tem 15 anos que faço parte deste grupo, estou aqui até hoje porque adoro encontrar as amigas e dançar. Eu adoro dançar. Eu não falto uma reunião, mas eu gosto mais é de dançar. Eu também faço parte do grupo de dança e onde pedirem pra gente se apresentar, a gente vai. Aqui eu sou feliz demais e não quero parar nunca”, exclamou.

A festa ainda contou com as tradicionais comidinhas típicas de uma festa setembrina, com bolo, batata doce, pé de moleque, maria-mole e docinhos, feitos pelo próprio grupo de convivência.

O secretário municipal de Ação Comunitária e vice-prefeito, Maycon Abrantes, vê nestes grupos a oportunidades que muitos idosos têm de evitar a solidão, praticando a convivência em atividades variadas. “Fico muito feliz em saber que estamos contribuindo para a qualidade de vida deles. Esse grupo é muito empolgado e empenhado em promover atividades junto com a equipe da terceira idade, isso eleva a autoestima de todos”, salientou.

Texto Adriana Marins, com fotos de Geraldo Gonçalves / Secom - VR