Prefeitura convoca servidores para eleger representantes no VR Previdência

Prefeitura convoca servidores para eleger representantes no VR Previdência

Inscrições estão abertas aos candidatos para os conselhos Administrativo e Fiscal

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da secretaria municipal de Administração, está promovendo eleição para os conselhos Fiscal e Administrativo do Fundo de Previdência Social do município (VR Previdência). Os servidores municipais ativos e inativos interessados em se candidatar aos cargos de conselheiros podem se inscrever até sexta-feira, dia 10 de novembro, entre 8h30 e 17h, no DRH – Departamento de Recursos Humanos. A votação será feita na segunda-feira, dia 13, entre 8h30 e 17h, também no DRH.

O prefeito Samuca Silva salientou que o VR Previdência é do servidor municipal e que a participação ativa da categoria é primordial. “O VR Previdência é do servidor, então o servidor estatutário deve acompanhar de perto a sua gestão e fazer parte dos Conselhos, para cuidar do seu futuro e de sua família”, disse.

De acordo com o secretário municipal de Administração, Carlos Baía, para participar é preciso ser servidor público ativo ou inativo do município, segurado do RPPS (Regime Próprio de Previdência Social). O mandato de conselheiro é válido por dois anos para o biênio 2017-2019, podendo ser reeleito. “A eleição será realizada por votação secreta, através de cédula única, onde o servidor inativo deverá escolher na cédula de votação um nome para representar os servidores ativos e inativos no Conselho Administrativo, e outro para o Conselho Fiscal”, explicou Baía. Ocorrendo empate na votação, será considerado eleito o servidor público mais antigo. Persistindo o empate, o critério de desempate será o de maior idade.

Conheça o VR Previdência

O VR Previdência é uma autarquia com personalidade jurídica de direito público, gerida pelo titular da secretaria de Administração de Volta Redonda, integrante administrativa do município com autonomia administrativa e financeira. Entre as 12 atribuições do Conselheiro Administrativo, previstas na legislação, está a de elaborar a proposta orçamentária do Fundo de Previdência Social de Volta Redonda; fiscalizar o recolhimento das contribuições mensais; verificar correta base de cálculos; e garantir pleno acesso de informações referente à gestão do regime aos segurados e dependentes.

Em relação ao Conselho Fiscal, entre as seis tarefas estão a de fiscalizar a administração financeira e contábil do Fundo, podendo requerer perícias, examinar documentação, e dar parecer sobre balanços e prestação de contas.

Os conselheiros não receberão remuneração extra do município para o cargo.

Texto de José Afonso Gonçalves / Secom VR