Estudantes de Volta Redonda terão a opção de alimentos orgânicos

Introdução de frutas, verduras e legumes certificados na rede municipal é uma conquista inédita para a cidade e vai beneficiar produtores da região

A rede municipal de ensino de Volta Redonda terá pela primeira vez a introdução de alimentos orgânicos certificados na merenda escolar. A conquista veio após a chamada pública realizada no último mês de dezembro para a aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural. De acordo com a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a verba faz parte do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) em Volta Redonda.

“Essa quantia vai custear as olerícolas (frutas, verduras e legumes) orgânicas que irão representar 10% de todas as olerícolas que serão fornecidas na merenda. É um momento histórico para o município”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães, acrescentando que a chamada pública também definiu a compra de leite e outras olerícolas.

“Além de melhorar a alimentação dos estudantes, essa parceria vai beneficiar aproximadamente 150 produtores, tanto com aumento de renda quanto com a conseqüente melhoria na qualidade de vida”, citou o prefeito Samuca Silva.

Participaram da chamada pública representantes da prefeitura, da Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro), da Cooperativa do Amparo, da Associação dos Produtores Familiares de Santa Rita e Região, da Associação dos Moradores e Produtores Rurais da Bela Vista e Adjacências (Unibairros) e a produtora voltarredondense de olerícolas orgânicas certificadas Cristiani Franco.

“Por ser uma produção mais natural e não conter agrotóxicos esses alimentos trarão grandes benefícios à saúde e desenvolvimento físico e mental aos nossos alunos, visando melhor qualidade de vida ao longo do tempo”, comentou Valéria Lopes, chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Por Raphael Martiniano / Secom VR