Coleta de lixo e coleta seletiva durante o carnaval

Coleta de lixo e coleta seletiva durante o carnaval

Confira como funcionará o serviço durante o feriadão

 

A coleta de lixo funcionará normalmente no período de Carnaval, conforme dias e horários habituais em cada bairro. Os serviços de poda, capina e retirada de entulho irão parar na sexta-feira, dia 9 de fevereiro, com retorno na quinta-feira, dia 15 de fevereiro. Haverá uma equipe de plantão para casos emergenciais.

Já a coletiva seletiva funcionará normalmente nesta sexta-feira e sábado, dias 9 e 10 de fevereiro. Na segunda, dia 12, e na terça, dia 13, não haverá coleta seletiva. O serviço retornará na quarta-feira, dia 14 de fevereiro. 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente lembra que o consumo consciente é importante para evitar gastos desnecessários durante o feriado prolongado. Confira algumas dicas para passar o Carnaval com tranquilidade e sem prejudicar a cidade e o meio ambiente. 

 

1) Jogue o lixo no lixo

Procure sempre coletores ou lixeiras e postos de recolhimento de resíduos para descartar o que consumiu. Os resíduos e rejeitos jogados nas vias entopem bueiros e aumentam os riscos de enchentes. Além disso, ele pode ser nocivo até mesmo para os foliões.

 

2) Recicle

Uma alternativa interessante para o descarte de garrafas, latinhas, copos e recipientes de vidro é a reciclagem. Se a festa foi em casa, separe embalagens de vidro, plástico, metal e papel para que os caminhões da coleta seletiva possam recolher. Outra alternativa é guardar em uma sacola ou mesmo na bolsa os resíduos para descartá-los corretamente.

 

3) Menos resíduos e rejeitos

O próprio folião pode produzir menos resíduos e evitar o consumo exagerado no Carnaval. É possível optar, por exemplo, por itens não descartáveis. Leve sua própria caneca e evite os copos plásticos.

 

Por Simone Freitas. / SECOM VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444