FINAD de Volta Redonda lança campanha para receber doações de Imposto de Renda

FINAD de Volta Redonda lança campanha para receber doações de Imposto de Renda

Recursos arrecadados são repassados para organizações que trabalham em defesa da criança e adolescente

 

O Fundo para Infância e Adolescência de Volta Redonda (FINAD) lançou uma campanha para arrecadar recursos através de percentual do Imposto de Renda (IR) de pessoas físicas. Quem quiser contribuir para projetos voltados a defesa da criança e do adolescente da cidade pode realizar a doação de até 3% do imposto que é pago a Receita Federal.

Os recursos financeiros são controlados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). “Os recursos são destinados para financiar projetos das Organizações da Sociedade Civil, devidamente registradas no CMDCA, através de Editais de chamamento público. Os interessados em colaborar terão o valor doado deduzido do imposto. A doação gira em torno de 3% sobre o valor devido à Receita Federal”,  destacou a coordenador do FINAD, Lúcia Caires.

A pessoa física que investir contribuirá com o desenvolvimento de projetos de defesa dos direitos de crianças e adolescentes com vulnerabilidade social, fortalecerá programas de acompanhamento e formação continuada de adolescentes. Os recursos são fiscalizados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e as entidades que receberem os recursos precisam prestar contas da utilização do dinheiro.

O prefeito Samuca Silva destacou a importância da população contribuir com esses projetos sociais que ajudam crianças e adolescentes de Volta Redonda. “Os recursos são distribuídos de acordo com os projetos apresentados pelas Organizações Sociais. Os valores arrecadados são para atender as políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social”, destacou o prefeito.

Confira como doar passo a passo no ato da Declaração do Imposto de Renda:

 

Passo 1:

A declaração deve ser “Por Deduções Legais“.

 

Passo 2:

Após a declaração completamente preenchida, com todos os dados inseridos, vá na barra lateral de opções e, em Resumo de Declaração, clique em Doação Diretamente na Declaração – ECA.

Passo 3:

Para cadastrar sua doação, selecione o Tipo de Fundo como MUNICIPAL. Depois escolha o Estado “RJ – Rio de Janeiro” e a cidade de “VOLTA REDONDA“.

 

Passo 4:

Digite o valor que você deseja doar, destacando que o próprio programa calcula qual é o valor máximo possível para doação do imposto a pagar/pago, que na declaração deste ano (2018), para o ano-base (2017) é limitada a 3%. E clique em OK para encerrar. Por isso é importante preencher toda a declaração antes, pois somente assim o programa conseguirá calcular quanto você pode doar, com base no quanto terá a pagar ou pago/retido na fonte.

Neste exemplo nosso, o contribuinte tem restituição de imposto a receber, mesmo assim ele pode destinar para o Fundo da Criança. O que for destinado será acrescentado na sua restituição. Pode destinar imposto quem tem restituição a receber e também quem tem imposto a pagar. 

 

Passo 5: 

Na barra lateral, ainda no Resumo da Declaração, clique em Cálculo do Imposto e veja que o valor da doação já entrou no campo Dedução de Incentivo.

 

Passo 6:

A seguir, na barra lateral, entre na opção Imprimir e clique em DARF — Doações Diretamente na Declaração— ECA para gerar a DARF da sua doação (destacando que, mesmo doando parte do IR retido na fonte, precisa-se pagar a DARF e receber o valor de volta na restituição).

 

Passo 7:

DARF: O sistema irá gerar um DARF (como no exemplo abaixo) — sob o código 3351 —, que é uma guia para pagamento até 30/04/2018 na rede bancária. Se você tiver imposto a pagar (e não tiver apenas retido na fonte) também terá outro DARF a gerar (do imposto restante) para gerar no menu Impressões.

 

O FINAD (Fundo Para Infância e Adolescência) está a disposição para esclarecer quaisquer dúvidas pelo telefone (24) 3341-7034.

 

Por Mateus Gusmão - SecomVR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444