Hospital Municipal Munir Rafful adota planejamento estratégico

A gestão de iniciativas e projetos, implantada no ano passado, visa melhorar o atendimento à população

Hospital Municipal Munir Rafful (HMMR), antigo Hospital do Retiro, aposta no planejamento estratégico para melhorar o atendimento à população. Lançada em 2017 pela Prefeitura de Volta Redonda e adotada pela Secretaria de Saúde do município, a gestão de iniciativas e projetos estratégicos foi implantada com sucesso no hospital.

Já no ano passado, a unidade contabilizou avanços no atendimento aos pacientes e nas condições de trabalho dos profissionais. O hospital ganhou novo consultório e nova sala de medicação na área de atendimento de emergência; foi implantado plano de proteção radiológica, para melhorar as condições de trabalho dos profissionais da área de exames de imagem com raios X; relançamento das atividades de humanização, em parceria com grupos voluntários; e a reforma da subestação elétrica.

Para 2018, novas iniciativas estão sendo lançadas. Entre as metas da gestão estratégica do hospital estão a expansão do número de leitos do Hospital Municipal do Idoso, que gera liberação de leitos no Hospital Munir Rafful; intensificação da realização de cirurgias de catarata, que atualmente tem as marcações geridas pelo SISREG – sistema de regulação informatizado, disponibilizado pelo SUS, que permite transparência na gestão de filas de espera.

Ainda estão nos planos do setor estratégico, a ampliação da estrutura da unidade pediátrica que, em 2017, chegou aos 40 mil atendimentos; a reforma da CME (Central de Materiais e Esterilização) e a implantação da engenharia clínica, que melhora o sistema de manutenção dos equipamentos hospitalares.

A gestão estratégica tem como ferramenta o GEPLANES (Gestão do Planejamento Estratégico), um software que permite o acompanhamento das ações propostas, com o monitoramento dos prazos previstos para cada etapa de uma iniciativa específica.

No Hospital Munir Rafful, a gestão das iniciativas estratégicas está a cargo do setor de Qualidade, que junto com a direção da unidade, identifica as ações que devem ser seguidas pelo sistema com objetivo de melhorar a qualidade do atendimento no hospital.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, explica que com a implantação do planejamento estratégico, as ações passam a ter origem no acompanhamento dos indicadores de gestão, onde são identificados resultados que devem ser melhorados.

“As iniciativas também devem surgir do intercâmbio diário com os profissionais, sejam eles da equipe médica, de enfermagem, ou administrativa, pois a participação de todos é peça fundamental no processo”, afirmou.

Para o prefeito Samuca Silva, somente com a implantação da gestão estratégica e a aplicação dessa metodologia no dia a dia da instituição é possível melhorar o atendimento prestado à população. “E no caso do serviço de saúde, a preocupação com a qualidade deve ser contínua, temos problemas, mas com planejamento e ação coordenada com foco bem claro iremos superar as dificuldades”, disse.

Renata Borges Secom/VR