Além da importância da inclusão, esporte proporciona maior concentração e disciplina

Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de Volta Redonda destaca um importante projeto de benefícios esportivo e social: a prática do taekwondo. A modalidade é oferecida por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) de forma gratuita em turmas regulares e está disponível para crianças com mais de 5 anos, adolescentes, jovens e adultos.

Um dos alunos atendidos é o Sandro Silva Ferreira Neves, de 16 anos. A mãe dele, Sandra Neves, destacou como a atividade tem ajudado na autonomia do menino. “O Sandro, como uma criança especial, tem desenvolvido muito com o taekwondo. O esporte proporciona maior concentração, disciplina. Até os afazeres de casa ele consegue fazer melhor porque ele fica mais concentrado devido à prática do esporte”, disse

De acordo com o professor Rogers Teixeira, são muitos os benefícios do esporte, pois além da inclusão, a prática esportiva trabalha orientações de espaço, coordenação, atenção, entre outros. “Já trabalho com alunos com deficiência há 10 anos e eles são muito participativos e também muito adaptados às rotinas impostas pela modalidade”, disse.

Atualmente são atendidos meninos e meninas com Transtorno Espectro Autista, deficiência intelectual e com deficiência de membros superiores e dificuldade de locomoção.

As aulas são realizadas na Ilha São João terças, quintas e sextas-feiras, para crianças de 5 a 11 anos às 9h e às 14h e para maiores de 12 anos à tarde às 15h10. Para se inscrever o responsável deve procurar pelo professor no horário da aula pretendido e apresentar o laudo médico atestando a deficiência.

Foto: Divulgação/PMVR