Fundação Beatriz Gama realiza reforma em casas-abrigo
- Detalhes
- Publicado em Terça, 10 Abril 2018 16:58
Fundação Beatriz Gama realiza reforma em casas-abrigo
Local serve de refúgio para crianças e adolescentes em situação de risco. Endereço da casa-abrigo é mantido em sigilo por segurança dos assistidos.
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Fundação Beatriz Gama, realizou obras de melhorias nas casas-abrigo, que atendem crianças e adolescentes em situação de risco. As obras incluem reforma para acessibilidade. Os locais servem para abrigar crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, que sofreram algum tipo de violência física ou psicológica, abandono ou negligência.
A Fundação Beatriz Gama possui três casas-abrigo, sendo uma própria da FBG e outras duas descentralizadas. As casas-abrigo são residências particulares alugadas e, para a proteção dos assistidos, não devem ter o endereço divulgado. Conforme explicou a diretora social da FBG, Marilene Souza Leite, o tempo de permanência nas casas-abrigo varia de seis meses a dois anos.
“O local oferece acolhimento excepcional e temporário e não tem caráter de moradia. A cada seis meses, durante as audiências concentradas, os casos são reavaliados pelo juizado da infância, pelo ministério público, pela defensoria e por toda a rede sócio-assistencial de Volta Redonda”, disse a diretora social da FBG, Marilene Souza Leite.
A diretora social disse ainda que são realizadas tentativas de reintegração familiar, seja com família substituta ou com família extensa, ou seja, consangüínea ou outros parentes. “Na maioria dos casos, acontece a reintegração familiar, mas quando não ocorre, é realizado o processo de doação pelo juizado da infância e juventude”, completou Marilene.
“Nós buscamos sempre a qualidade e excelência no atendimento às nossas crianças e adolescentes. Com essas melhorias nós estamos atendendo as normativas e também mantemos o status em acolhimento institucional”, destacou a diretora-presidente da Fundação Beatriz Gama, Cláudia Dornellas.
Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, essa qualidade no acolhimento é fundamental para todo o processo que eles passam. “A Fundação Beatriz Gama desenvolve um trabalho muito importante e fundamental para as crianças e adolescentes que passam por situações de risco. Essas melhorias são fundamentais para o trabalho desenvolvido pela FBG”, destacou Samuca.
De volta para casa: Casa-abrigo funciona 24 horas
Para atender as crianças e adolescentes que passam pela casa-abrigo, uma equipe de 17 profissionais se reveza em plantões. A equipe é formada por assistente social, psicólogo, coordenador, educadores, auxiliar de educador, profissionais de serviços gerais e motorista.
Toda violação de direito das crianças e adolescentes deve ser comunicada ao conselho tutelar. Agressão física, abuso sexual, violência psicológica, negligência ou abandono devem ser denunciados pelos telefones 0800-250485 ou pelo disque 100.
Por Simone Freitas - SECOM
Cidade
Governo
Serviços
- Aprovação de Projetos
- BRAT
- Cadastro de Atividade Econômica
- Certidões
- CND
- Concurso Público
- Consulta Processual
- Contadores do Município
- CTP Eletrônica
- DAR - Precatório Judicial
- Entulho na Caçamba
- Emissão de Taxas
- VR Previdência
- Funerária Municipal
- Guia de Viagem
- Horário de Ônibus
- SISPROTO
- Contra-Cheque Online
- IPTU
- ISS
- Junta de Recursos Fiscais
- Leis e Decretos Municipais
- Licitação
- Nota Fiscal Eletrônica
- Parcelamento de Débitos
- Prefeitura Transparente
- Plano de Saneamento
- SAAE
- Portal de Emprego
Segurança
Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444