Interatividade e tecnologia em favor da gestão

Audiência Pública sobre Lei de Diretrizes Orçamentárias terá transmissão pela internet; Evento acontece hoje, dia 11, na Câmara de Vereadores

A prefeitura de Volta Redonda, ampliando o diálogo e incentivando uma maior participação dos cidadãos nos atos do governo municipal, fará uma transmissão ao vivo da audiência pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) de 2019. O evento acontecerá na Câmara de Vereadores nesta quarta-feira, dia 11, ás 17 horas.

A transmissão online será feita através do site audienciainterativa.voltaredonda.rj.gov.br e os internautas poderam participar, inclusive com perguntas. A audiência pública será realizada pela secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização de Gestão (Seplag).

O prefeito Samuca Silva destacou que a ação demonstra a transparência da atual administração municipal. “Nós queremos ampliar o diálogo e ter maior participação da população nas decisões da nossa gestão. Agora será possível os cidadãos acompanharem também à distância, pela internet, as audiências públicas promovidas pela prefeitura, interagindo com os participantes e apresentando perguntas”, explicou o prefeito.

A audiência pública será a primeira transmitida através do novo portal audienciainterativa.voltaredonda.rj.gov.br. “A nossa expectativa é de uma grande participação dos internautas e do público presente.  A lei será apresentada para debate entre os participantes, presenciais ou não presenciais, através de perguntas, que serão votadas pelos moderadores e encaminhadas para os gestores da secretaria de Planejamento responder aos internautas e as pessoas presentes a audiência pública”, explicou o secretário interino de Planejamento, Enock de Azevedo Henrique,

Enock destacou que por uma plataforma de bate papo, os internautas poderão enviar mensagens e perguntas, e que estas poderão ser votadas pelos próprios participantes, interagindo com a mesa responsável pela condução da audiência, com respostas ao vivo.

“O grande foco é uma ampla participação social da população com a apresentação que faremos do texto da lei e alguns destaques. Vamos mostrar alguns números com dados financeiros, relacionados com as metas fiscais. A LDO define como o orçamento deverá ser feito para o ano seguinte”, explicou Enock.

O secretário interino explicou ainda que a LDO faz uma transição entre o PPA (Plano Plurianual), aprovado no ano passado para os quatro anos da atual gestão, e o próximo Orçamento Municipal. A previsão é que a LDO seja votada e aprovada até o meio do ano, antes do recesso parlamentar de julho, e o Orçamento 2019 aprovado até setembro deste ano..

Por José Afonso Gonçalves – SecomVR