Diálogo e Transparência para mais investimentos

Investimentos debatidos com a sociedade estão garantidos no Orçamento de Volta Redonda; Lei de Diretrizes Orçamentária é debatida em audiência pública

Já planejando investimentos a serem feitos em Volta Redonda no próximo ano, a prefeitura de Volta Redonda realizou nesta quarta-feira, dia 11, uma audiência pública para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2019. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores. Investimentos futuros na cidade, discutidos na construção do Plano Plurianual (PPA), estão garantidos no Orçamento Municipal para o ano que vem.

A audiência pública foi realizada pela secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão. “Vamos encaminhar o projeto da LDO para a Câmara de Vereadores nesta sexta-feira, dia 13. Nossa expectativa é que a lei seja aprovada até julho e o Orçamento Municipal de 2019 aprovado até setembro”, disse o secretário interino de Planejamento Enock de Azevedo Henrique.

De acordo com Enock, o Plano Plurianual de 2018-2021 está inserido na Lei de Diretrizes Orçamentárias. “O PPA foi construído junto com a sociedade para quatro anos. As ações previstas para 2019 estão garantidas na LDO. Essa Lei faz a transição entre o PPA e o Orçamento Municipal para o próximo ano”, explicou o secretário interino.

Entre os recursos garantidos estão, na área de Educação, investimentos em laboratórios de ciências em escolas de 6º ao 9º ano; atualizações dos laboratórios de informática. Na área da Saúde, está reforma e modernização dos Centros de Espacialidades e Policlínicas; reforma e ampliação de Clínicas Odontológicas; e ampliação do Programa Saúde na Escola. Ainda haverá investimentos nos setores de Desenvolvimento Social e Econômico; Esporte e Lazer; Meio Ambiente; e Gestão.

Para o prefeito Samuca Silva, debater com a sociedade como serão feitos os investimentos públicos é de suma importância. Nosso governo é participativo, queremos a participação popular na tomada de decisões. Vale lembrar ainda que a audiência pública sobre a LDO 2019 foi transmitida ao vivo pela internet, para que todo pudessem acompanhar”, salientou o prefeito.

A transmissão online da audiência pública foi feita através do site audienciainterativa.voltaredonda.rj.gov.br, ferramenta lançada pelo governo municipal nesta quarta-feira, dia 11. Os internautas, além de acompanharem a audiência, ainda puderam fazer perguntas sobre o tema.

Por Mateus Gusmão, com foto de Gabriel Borges – SecomVR