A importância da mulher negra

Volta Redonda sedia encontro sobre mulheres negras brasileiras; Estreia do projeto Sala do Saber da Secretaria de Cultura terá palestra e lançamento de revista no Memorial Zumbi

A Secretaria Municipal de Cultura inicia neste fim de semana o Projeto Sala do Saber, um espaço para troca de conhecimento, valores e força do povo negro. A inauguração será às 18h deste sábado no Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília, e contará com palestra da Mestra Sandra Coleman, além do lançamento da revista “Educação em Dois Mundos. Mulheres Negras Brasileiras: Presença e Poder”.

De acordo com a secretária municipal de Cultura, Aline Ribeiro, o projeto vai proporcionar todo mês uma roda de conversa, debates, exibição de filmes e oficinas. “O Projeto tem por objetivo dar visibilidade às pesquisas realizadas nas universidades e sua relevância para a cultura negra. Abrir um espaço para que pesquisadores, estudantes e professores possam apresentar suas teses e fomentar o debate e a reflexão. Exibir esses trabalhos dá a comunidade um sentimento de pertencimento e representatividade”, explicou Aline.

Durante a palestra, Sandra Coleman falará da sua experiência de vida e de como a exposição “Mulheres Negras Brasileiras: presença e poder” – que aconteceu em Nova Iorque (EUA) – mostrou um lado das mulheres negras brasileiras, que muitas vezes passava invisível diante dos olhos do mundo: a intelectualidade da mulher negra brasileira.

O prefeito Samuca Silva destacou a importância de eventos como esse para o incentivo à cultura da região Sul Fluminense. “Estamos trabalhando para tornar a cultura cada vez mais acessível aos cidadãos e esse espaço será importante para que as pessoas se reúnam e repassem experiências”.

Por Raphael Martiniano / Secom VR