Sábado é Dia D de Vacinação contra gripe

Todas as 44 unidades da Atenção Básica estarão abertas das 8h às 17h para vacinar público alvo da campanha contra Influenza

Todas as 44 Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família de Volta Redonda estarão abertas neste sábado, dia 12, das 8h às 17h. É Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza e a meta é superar as 1,5 mil doses que estão sendo aplicadas diariamente no município. Volta Redonda imunizou mais de 26 mil pessoas em menos de três semanas e o objetivo é chegar aos 60 mil vacinados.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Volta Redonda, Milene Paula de Souza, afirma que na primeira semana da campanha, que começou no dia 24 de abril, o município chegou a registrar cinco mil doses aplicadas em um só dia.

“Nesta semana, registramos cerca de 1,5 mil doses diárias. Esperamos que com o Dia D neste sábado e até o final da campanha, no dia 30 de maio, esta média suba novamente”, disse Milene, reafirmando que Volta Redonda tem como meta vacinar 90%  do público alvo (66.508 mil pessoas).

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, ressalta a importância da vacinação para reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população, mais comuns nos meses mais frios do ano. “A vacinação é a medida mais efetiva para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. E o mais importante: a vacina não causa gripe”, disse.

O prefeito do município, Samuca Silva, acredita que a estratégia de abrir as unidades da Atenção Básica no sábado, durante todo dia, facilita o acesso da população. “Temos unidades de saúde espalhadas por todos os bairros de Volta Redonda. No Dia D, os profissionais que não têm tempo de se imunizar durante a semana devem procurar o posto de vacinação mais próximo da casa. Além disso, os idosos e crianças que dependem de alguém para levá-los ao posto têm uma oportunidade de receber a vacina”

PÚBLICO ALVO – A campanha é voltada para crianças de seis meses a quatro anos; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto). Também estão incluídos trabalhadores da área de saúde; professores; toda população indígena, a partir dos seis meses de idade; e indivíduos com 60 anos ou mais.

Ainda devem se vacinar os portadores de algumas doenças crônicas não transmissíveis munidos da indicação médica. Estão incluídos casos de doença respiratória crônica; doença pulmonar obstrutiva crônica; doenças intersticiais do pulmão; doença cardíaca crônica; doença renal crônica; doença hepática crônica; e doença neurológica crônica. Além do diabetes; imunossupressão; obesos grau III; transplantados; e portadores de trissomias – Sídrome de Down, Sídrome de Klinefelter, Síndrome de Wakany.

Por Renata Borges – Secom/VR