Espaços culturais de Volta Redonda abrem inscrições

Chamamentos públicos visam selecionar artistas e projetos para ocupação do Zélia Arbex e do Memorial Zumbi

A Secretaria de Cultura de Volta Redonda está com inscrições abertas para dois chamamentos públicos para ocupação de espaços culturais da cidade. De acordo com a secretária municipal de Cultura, Aline Ribeiro, o objetivo é impulsionar a difusão cultural, democratizar o acesso, dinamizar os espaços culturais.

“Vislumbramos uma rotina de ocupação cada vez mais potente, nosso desafio é buscar recursos para conseguir oferecer, além das estruturas dos espaços, um apoio financeiro para auxiliar os artistas e produtores”, explicou Aline.

As propostas inscritas deverão prever, além de apresentações, ações de mediação e/ou mobilização de público a serem realizadas durante a ocupação. Teatro, circo, música, dança, artes visuais, artesanato, literatura, audiovisual, videomapping, performances, discotecagem, culturas digitais, economia criativa, culturas populares, culturas identitárias, formação artística e/ou cultural são possibilidades previstas.

Um dos chamamentos culturais é para ocupação do Espaço das Artes Zélia Arbex, na Vila Santa Cecília, que irá selecionar artistas com propostas de exposição para este ano. O prazo para participar vai até 1º de junho e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Também na Vila Santa Cecília, o Memorial Zumbi também está com inscrições abertas para ocupação. Serão escolhidos projetos de formação, roda de conversa/debate, seminários, pesquisa, sarau, ensaio e oficina para agendamento e fixação de dias no espaço. Os interessados podem se inscrever até o dia 4 de junho, através do e-mail  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

O prefeito Samuca Silva ressaltou a importância de ocupar os espaços e oferecer mais cultura à população de Volta Redonda.

“O chamamento é um primeiro resultado e traz avanços na legalidade, na democratização e na transparência do uso destes espaços”, explicou Samuca.

Os regulamentos dos chamamentos culturais estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Cultura: www.voltaredonda.rj.gov.br/cultura.

Por Raphael Martiniano. / Secom VR