População vai eleger comitê que vai monitorar coleta seletiva em VR

Secretaria Municipal de Meio Ambiente abriu chamamento público para candidatos a membros e a eleitores

A Secretaria de Meio Ambiente de Volta Redonda (SMMA) lançou edital de chamamento para a eleição de representantes do Comitê Intersetorial de Acompanhamento do Sistema de Coleta Seletiva no Município de Volta Redonda (CACS/VR). O pleito acontecerá no próximo dia 20, das 16h às 17h, na Secretaria Municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag) – Avenida Paulo de Frontin, nº 457, Aterrado.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Daniela Vasconcelos, o objetivo é eleger representantes de instituições de ensino e de entidades associativas para compor o comitê, visando o acompanhamento, monitoramento, além de incentivar o desenvolvimento da Política Pública (sistemas de Coleta Seletiva e de Logística Reversa).

“Serão eleitos quatro representantes de entidades que atuem na cidade e que visem à proteção do meio ambiente e fomentem a Coleta Seletiva e Logística Reversa. Para representantes das universidades, serão destinadas pelo menos duas vagas, e as instituições de ensino deverão ter projetos relacionados ao mesmo tema”, explicou Daniela Vasconcelos.

Os candidatos a membro do comitê podem se inscrever até o dia 11 de junho na Seplag, de segunda à sexta, das 8h30 às 17h30. É obrigatória a apresentação dos seguintes documentos (original ou cópia legível): carteira de identidade e CPF; comprovante de residência no município de Volta Redonda; um ofício contendo a assinatura da (o) respectiva (o) presidente ou representante oficial da entidade.

População escolherá os membros

Para participar como eleitor, basta ir à votação no dia 20 de junho e realizar a inscrição, levando identidade original e um comprovante de residência de Volta Redonda. A secretária ressaltou que os candidatos a membro do comitê não poderão participar como eleitores.

O prefeito Samuca Silva falou sobre a importância da criação do comitê para o trabalho desenvolvido pela SMMA na proteção do meio ambiente de Volta Redonda.

“Esta é uma etapa integrante da construção da Política Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Os membros vão exercer mandato de dois anos e terão papel fundamental nessa construção”, comentou Samuca Silva.

O edital e todas as informações sobre a eleição estão disponíveis no site da SMMA (www.voltaredonda.rj.gov.br/smma).

Por Raphael Martiniano