Aluno de Volta Redonda ganha medalha de ouro em Olimpíada Brasileira de Matemática

Aluno de Volta Redonda ganha medalha de ouro em Olimpíada Brasileira de Matemática

  Mais de 18 milhões de pessoas participaram da competição em todo o Brasil 

 

O aluno Mateus Regasi Gomes Martins, de 13 anos, do 8º ano, do Colégio João XXIII, conquistou a medalha de ouro na 13ª edição da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). O estudante que é destaque em matemática já tinha conquistado a medalha de prata na 12ª edição realizada no ano passado.  

 

"Foi bem legal o ano passado, e esse ano também. Espero que no próximo eu consiga  trazer novamente a medalha de ouro para a cidade", afirmou Mateus que esta na cidade do Rio de Janeiro, para recebe sua medalha de ouro. 

 

A OBMP é realizada por estudantes do Ensino Fundamental a partir do 6º ano das escolas públicas de todo o Brasil. Mateus acertou 17 questões de 2,  ultrapassando a média que era de 12 questões. Por ter conquistado a medalha de prata no ano de 2017, Mateus ganhou uma bolsa para realizar um projeto de iniciação científica pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

 

De acordo com o aluno, mesmo após a conquista nada em sua rotina foi alterado. "A minha rotina continuou a mesma, porém busquei coisas novas. Agora, por exemplo, eu estou colocando a matemática um pouco de lado e focando em programação. Meu projeto de iniciação científica é voltado para matemática e lógica", disse Mateus que participa de todos os projetos do colégio. 

 

Segundo a professora Dorcas Oliveira, que começou a incentivar seus alunos através de exercícios realizados dentro de sala de aula a participar da OBMP, o aluno Mateus sempre foi diferenciado. 

 

"No sexto ano apresentei a olimpíada para os alunos e sempre vinha trabalhando com eles dentro da sala de aula algumas questões retiradas da OBMP. Foi neste ano que tive o primeiro contato com o Mateus, que sempre se mostrou muito interessado, e logo em seguida ele já conquistou a medalha de prata. Ele incentivou os outros alunos a participar com ele", disse.  

 

O prefeito Samuca Silva, enfatizou a conquista do aluno para a cidade. "Quando ele voltar da premiação faço questão de recebê-lo. O Mateus é uma das maiores representatividades hoje em nossa cidade, mostrando para todos a qualidade do ensino público de Volta Redonda", contou.  

 

Para Waldyr Bedê, presidente da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), a conquista da medalha só comprova a dedicação de todos da fundação para sempre melhorar a qualidade da educação no município.  

 

"A conquista da medalha de Ouro na OBMP pelo aluno Mateus, vem premiar a dedicação, o gosto pelos estudos, o trabalho desenvolvido pelos professores, principalmente os de matemática, o Colégio João XXIII, pela busca constante do aprimoramento do ensino, meta cobrada diariamente pelo prefeito Samuca Silva, sendo uns dos pilares do seu governo e da FEVRE, a melhoria da qualidade do ensino público de Volta Redonda, que já é uma realidade", enfatizou.  

 

Sobre o futuro e as próximas conquistas, Mateus disse que vai seguir na área de exatas. "Ainda quero continuar no ramo da matemática e programação, que to tomando interesse agora", falou o aluno medalhista de ouro. 

 

Por Maria Clara Sales com foto divulgação

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444