Secretaria municipal de Transporte e Mobilidade Urbana realiza eleição para o Comutran

Eleição vai preencher as vagas pra sociedade civil, que terá 10 representantes no conselho

No próximo sábado, dia 4, a secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Volta Redonda (STMU), realizará a eleição para o preenchimento das vagas disponíveis para o Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (Comutran). O evento será na UFF (Universidade Federal Fluminense) do bairro Aterrado, das 9h às 11h.  O Conselho é formado por 30 membros, sendo 10 do poder público, 10 da classe empresarial e 10 da sociedade civil.

O Conselho Municipal  de Transporte  e Mobilidade Urbana  tem  30 membros efetivos e 30 suplentes, sendo que no sábado serão escolhidos os conselheiros para as vagas remanescentes da sociedade civil. Em 17 de janeiro deste ano, o prefeito Samuca Silva sancionou o Decreto 14.878, que regulamentou  o Art.  9 da Lei  Municipal  5.3367/2017 que determinou a criação do Comutran, exigência do Plano Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, previsto  na Lei  Orgânica do Município.

“Este foi um compromisso assumido por intermédio do nosso Plano de Governo, para a modernização do setor de mobilidade urbana, com foco na participação popular e no controle social para a condução de assuntos públicos. O diálogo com a sociedade é a característica central desta gestão”, frisou Samuca.

A diretora de Transporte da STMU, Ana Liége Dornelas, destacou a importância do evento: “Esta é a primeira diretoria do Conselho que terá um mandato de dois anos. Ainda faltam algumas vagas a serem preenchidas, e, portanto a necessidade da eleição. A formação do Conselho é uma das exigências do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, sendo fundamental a participação da sociedade civil neste debate”, enfatizou Ana Liége.

Como membros do Comutran serão votadas as vagas de 1 suplente de pedestre, 1  titular e 1 suplente de usuários do transporte coletivo, 1 titular e 1 suplente de instituições de pesquisa acadêmica, 1  titular e 1 suplente   de entidades profissionais e  conselhos de classe. Este é um órgão colegiado de caráter consultivo, propositivo e participativo em questões relacionadas às ações de mobilidade urbana, planejadas e operacionalizadas pela secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Volta Redonda.

Por Afonso Gonçalves