Cerimônia para os vinte novos membros foi no auditório da prefeitura

A secretária de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos de Volta Redonda, Glória Amorim, deu posse aos vinte membros do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Comuppir) na manhã desta sexta-feira, dia 7, no auditório da prefeitura. Além dela, o secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza, participou da cerimônia.

Glória Amorim agradeceu a presença de todos à cerimônia e, principalmente, pela contribuição voluntária que estão dando pela causa.

“Hoje é um dia muito importante para a nossa cidade. Não podemos esquecer que Volta Redonda é marcada por movimentos que construíram e marcaram nosso município como uma cidade onde se pode dizer que tem movimentos organizados em defesa da igualdade racial. Estou muito feliz em estar aqui hoje, empossando esse conselho e dando a ele voz de direito. Queremos dar todo apoio e dizer que estamos de braços abertos para discutir, oferecer espaços e mecanismos que favorecem o crescimento desse conselho”, disse a secretária.

O secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza, ressaltou a importância dos gestores em trabalhar com os conselhos e a sociedade civil.

“Essa forma de trabalhar com os gestores, ditando as regras, sem ouvir a sociedade civil, não existe mais. A importância dos conselhos e do diálogo com a sociedade civil na construção dos processos é o que faz a diferença hoje. O diálogo é uma das coisas mais importantes para que possamos construir políticas publicas. Estamos à disposição para ajudar na viabilização dos projetos e tudo aquilo que for importante para que possamos avançar cada vez mais”, disse o secretário.

O conselho é formado por vinte membros e vinte suplentes, sendo dez representantes do Governo Municipal, e dez da sociedade civil. Entre os representantes do Poder Executivo, estão as secretarias municipais de Saúde, Educação, Cultura, Ação Comunitária, Administração, além da Empresa de Processamento de Dados (EPD), Fundação Beatriz Gama (FBG), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre) e Cohab (Companhia Habitacional de Volta Redonda).

Pela sociedade civil, estão representados o Grupo de Marias, Centro Cultural Mandela, Movimento Negro Unificado, Clube Palmares, Movimento Punho Cerrado, Associação de Mulheres Crioula, Comissão de Igualdade Racial e Intolerância Religiosa da OAB, Observatório de Direitos Humanos do Sul Fluminense, Coletivo Sentinelas da Aldeia, Comissão de Terreiros e Povos Radicionais de Volta Redonda (Mojubá).

Iniriam Jane de Moraes, conhecida como mãe Cissa, foi empossada como representante do Grupo de Marias, onde elas trabalham as questões da mulher na sua forma plena.

“É muito importante a gente estar dentro dos espaços, até mesmo para buscar políticas publicas, para um grupo onde somos a maior parte da população brasileira. É parte fundamental a gente discutir políticas realmente para a população negra. Quando você oportuniza que essas pessoas possam ir em lugares como galerias, faculdades, você desperta o interesse delas. É de suma importância marcar lugar nesses espaços”, disse Iniriam.

Confira os nomes dos titulares e suplentes:

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Titular: Jéssica Regina da Silva Maria