Melhora o desempenho das escolas municipais de Volta Redonda

Melhora o desempenho das escolas municipais de Volta Redonda

Índice de proficiência é gerado através da Prova Brasil, aplicada pelo MEC

 

A prefeitura de Volta Redonda tem investido muito em educação e os resultados já apareceram em diversos quesitos. Nesta quinta-feira, dia 30, foram divulgados os dados de proficiência do município, que são medidos através da Prova Brasil, criada pelo MEC (Ministério da Educação) para avaliar a qualidade do ensino das escolas públicas.

 

De acordo com esses dados, que avaliam o domínio dos estudantes sobre os conteúdos ensinados nas salas de aula, a proficiência dos alunos da rede pública municipal cresceu. De acordo com a secretaria de Educação de Volta Redonda a proficiência se refere às competências e habilidades essenciais em Língua Portuguesa e em Matemática.

 

A secretária municipal de Educação, Rita Andrade, explicou que são quatro níveis de proficiência: insuficiente, básico, proficiente e avançado. “Volta Redonda, no quinto ano de escolaridade, em Língua Portuguesa, encontra-se no nível proficiente, bem como em Matemática. Houve um crescimento significativo nestas duas áreas, em comparação a última edição da Prova Brasil realizada em 2015”, declarou a secretária.

 

Rita disse ainda que acredita que o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do município terá um bom aumento esse ano. "Estamos muito felizes e orgulhos com o desempenho alcançado pela Rede Municipal de Ensino de Volta Redonda, no resultado da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, na Prova Brasil aplicada em 2017, pois vem comprovar o compromisso dos profissionais da educação e do Governo Samuca Silva com a qualidade do ensino de nosso município”, afirmou a secretária.

 

Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, esse resultado mostra que os investimentos na educação municipal estão dando resultados. “Estamos investindo cada vez mais em educação na cidade, dialogando com a categoria e avançando mesmo com todas condições financeiras negativas do município. Nós já temos 100% das escolas com lâmpadas de LED, investindo para que 100% das escolas estejam digitais, iniciamos o enquadramento histórico do PCCS. Há muito que se fazer, principalmente no salário do professor que é baixo, e esse resultado da prova Brasil é mais uma conquista importante. Continuaremos nos dedicando para superar as dificuldades e dar o que é de direito ao professor”, declarou o prefeito.

SecomVR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444