Prefeitura de Volta Redonda inaugura novo Polo Estadual de Dispensação de Medicamentos

Prefeitura de Volta Redonda inaugura novo

Polo Estadual de Dispensação de Medicamentos

Mudança de local garante mais conforto e agilidade no atendimento aos pacientes; ação ainda vai possibilitar reformulação da Farmácia Municipal

 

A Prefeitura de Volta Redonda entrega à população a nova sede do Polo Estadual de Dispensação de Medicamentos na próxima quarta-feira, dia 05, às 9h, na Rua 564, nº 99, no bairro Nossa Senhora das Graças. No local, funcionava a Farmácia Popular do Brasil, programa do governo federal encerrado em julho de 2017. Com a mudança, os cerca de oito mil cadastrados para receber medicamentos fornecidos pelo estado em Volta Redonda terão mais conforto e agilidade no atendimento, já que o espaço físico foi triplicado.

 

O Polo Estadual ocupa atualmente uma sala com 10m² da Farmácia Municipal, na Rua Édson Passos, nº 171, no Aterrado. De acordo com o coordenador da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde de Volta Redonda, Alan Sombra, o local ficou pequeno, principalmente para receber cadeirantes e transplantados.

 

“Apesar de ter rampa de acesso, o espaço dentro da sala é reduzido e a cadeira de rodas acaba obstruindo a passagem para os demais pacientes. No caso dos transplantados, o problema é que, com a imunidade baixa, eles não podem ficar em local cheio e com pouca circulação de ar”, falou Alan, afirmando que a nova área vai garantir mais qualidade no atendimento das oito mil pessoas que utilizam o local mensalmente. 

 

Ele acrescentou que a mudança do Polo Estadual vai permitir a reorganização da Farmácia Municipal, que ganha mais 10m². “Hoje, são quatro guichês para atendimento e o número poderá chegar a sete. Além disso, haverá qualificação na triagem dos pacientes”, garantiu o coordenador da Assistência Farmacêutica.

 

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, lembra que a estrutura da Farmácia Municipal e do Polo do Estado era a mesma desde 2009 e, deste período até hoje, o número de usuários cresceu em mais de 50%. “Atualmente recebemos cerca de 800 pessoas dia na farmácia. Com a separação do Polo Estadual vamos focar em melhorar o atendimento da Farmácia Municipal”, disse.

 

Ele ressaltou que o município não gastou verba própria na reforma da nova sede do Polo Estadual. As novas instalações foram custeadas por verba residual da Farmácia Popular do Brasil. “Com o encerramento do programa do governo federal, os municípios tiveram oportunidade de inscrever projetos na área da Assistência Farmacêutica para utilização dessa verba. Volta Redonda apresentou a reestruturação do Polo Estadual e pode investir o dinheiro restante do programa”, explicou Alfredo Peixoto.

 

O Polo Estadual de Volta Redonda também assiste os pacientes dos municípios de Piraí, Pinheiral e Rio Claro. E é uma obrigação do município disponibilizar o local para esse atendimento, evitando que todos tenham que buscar o medicamento na Capital Carioca.

 

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, afirma que a mudança do Polo Estadual e a reestruturação da Farmácia Municipal fazem parte do compromisso da nova gestão de garantir serviço público de qualidade à população. “Na saúde, o atendimento ágil e eficaz é ainda mais necessário. A prefeitura mantém os seus serviços em dia. Inegável que a descentralização vai nos ajudar a manter a estratégia dos serviços municipais em dia, quando comparados com o Estado, que não mantém com regularidade o fornecimento”, afirmou.

 

Por Renata Borges

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444