Escola de Governo tem curso sobre liderança

Em outubro, Volta Redonda vai atingir a marca de mil servidores capacitados

Servidores municipais de Volta Redonda participaram de mais uma capacitação da Escola de Governo e Gestão, implantada em abril de 2017. Nesta quinta-feira, dia 04, o tema “Liderança” foi tratado com subsecretários, chefes de gabinete e diretores de departamento do governo, pela diretora do Departamento de Treinamento e Capacitação da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), Cléa Camilo.

Os profissionais discutiram o papel do líder na gestão pública e como se portar como servidor na função que ocupa. “A ideia do curso foi muito valida para que possamos nos atualizar para sermos verdadeiros líderes e não simples chefes. Com essa oportunidade de qualificação seremos pessoas melhores, não só no trabalho, mas em nossas vidas”, disse o subcomandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, Rodrigo Fagundes Muller, que faz parte da corporação há dez anos.

O coordenador do Departamento de Atividades Econômicas e Sociais da Secretaria de Fazenda, Wagner Jardim Chaves, concorda com o colega de governo. “Aprendizado nunca é demais. Esse é um lema que tenho para vida. Mas o que acho mais importante e válido nestes encontros é a troca de experiências”, afirmou Wagner, que é funcionário público há 33 anos.

O diretor de Modernização da Secretaria de Planejamento e Modernização da Gestão, Igor Alves, que faz parte da direção da Escola de Governo e Gestão, abriu a capacitação no Colégio Getúlio Vargas. Ele citou alguns objetivos da escola. “Queremos trazer a gestão para dentro da escola. Formar líderes entre os funcionários e facilitar a interlocução entre as secretarias, buscando excelência nos serviços”, falou, acrescentando a ideia de tornar os servidores multiplicadores de suas experiências.

“Começamos os treinamentos no ano passado em parceria com a Escola de Contas e Gestão do TCE (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro) e, em 2018, estamos diversificando os temas”, afirmou Igor, avisando que somente neste semestre serão disponibilizados mais de 15 cursos para os servidores. “Os próximos, também em parceria com o TCE, vão tratar de Orçamento na área da Educação e Gestão do Crédito Tributário. Essa agenda garante à Escola de Governo a marca de mil servidores capacitados ainda em outubro”, disse.

Por Renata Borges com fotos de Geraldo Gonçalves