SMIDH promove oficina pelos 70 anos da Declaração Universal

Os melhores trabalhos serão expostos na Galeria de Artes do Centro Cultural Fundação CSN a partir de 10 de dezembro

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, junto com a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fundação Cultural da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), estão homenageando os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos com uma Oficina de Desenhos, promovida nessa terça-feira, dia 16, onde o tema são os 30 artigos que compõem a Declaração Universal. A atividade está sendo realizada nas três escolas municipais com ensino integral – Escola Municipal Maria Carraro, Amazonas e Mato Grosso – com alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental I.

Nesta terça-feira, dia16, as atividades foram feitas com 34 alunos, do 4º e 5º anos, da Escola Municipal Maria Carraro, no bairro Mariana Torres. Todos receberam numa folha impressa, os 30 artigos da Declaração, lidos um a um pelas turmas com o acompanhamento da subsecretária dos Direitos Humanos, Renata Lopes. Em seguida, foi proposto que os estudantes fizessem um desenho do direito que mais gostaram e pretendem defender.

A diretora da unidade, Ana Maria Ferreira, elogiou o projeto: “Toda parceria na educação é valida para o desenvolvimento integral dessas crianças, porque elas precisam de novidades, que vão influir no aprendizado, no comportamento e na própria socialização. Eles tem saber que existem os direitos e deveres, e isto precisa de ser respeitado por todos, sendo de grande importância para eles nesta fase escolar”, comentou a diretora.

A subsecretária de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Renata Lopes, fez a leitura de todos os trinta artigos para as crianças, os direitos fundamentais que fazem parte de uma rede de proteção como escola, habitação, saúde, segurança, respeito a religião e diferenças entre as pessoas. Desenhos do gibi produzidos pelo humorista Ziraldo com o Menino Maluquinho  e vídeos motivacionais orientando as crianças a expressar pelos desenhos foram exibidos na sala.

Esta é uma ação socioeducativa de formação para a cidadania. O objetivo é mobilizar as crianças a refletirem sobre a importância para a vida delas sobre os artigos que formam a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Os melhores trabalhos serão expostos na galeria de artes da Fundação CSN numa exposição no dia 10 de dezembro, quando os alunos serão premiados com medalhas, com a presença dos professores e seus familiares”, informou Renata.

Os estudantes Ygor dos Santos, 12 anos, e Maria Gabriela Maximiliano Firmino, 10 anos, gostaram da participação na oficina e do assunto em foco: “Eu gostei do artigo 18 onde diz que todos tem o direito a propriedade pessoal, e vou fazer um belo desenho”, disse Gabriela. Ygor complementou: “Eu vou ficar com este que ninguém pode tirar qualquer dos direitos do individuo, porque é mais fácil para o desenho”, concluiu.

Os alunos trabalharam num rascunho que depois será transferido para uma folha especial de desenho que será selecionado para a exposição.

Afonso Gonçalves, fotos de Evandro Freitas