Formação conta com parte teórica e pratica e vai qualificar 500 profissionais

A Prefeitura de Volta Redonda, através da secretaria municipal de Educação está promovendo durante essa semana uma capacitação para aproximadamente 500 professores da educação infantil da rede. O objetivo é desenvolver conceitos relacionados às concepções da área de ciências na educação infantil.

A secretária da Pasta, Rita Andrade, disse que essa é uma formação continuada específica para professores. “Dividimos a formação em duas partes, sendo uma parte teórica e a outra prática. É feito uma reflexão sobre a parte teórica e uma análise sobre a parte prática, além de auxiliar a introdução de novas vivencias”, afirmou Rita.

A Diretora do Departamento Pedagógico, Ionara Hygino, explicou que a formação continuada em serviço possibilita o envolvimento dos profissionais com as novas tendências educacionais. “Esse aprofundamento de práticas significativas servirão de apoio para o planejamento do professor e viabilizarão a aprendizagem de qualidade ao longo da fase da Educação infantil”, completou.

Quem ministrou a palestra durante a semana foi a professora Andréia Crespo destacando que para a capacitação foram necessários oito encontros a fim de atingir todos os profissionais da educação infantil, nos turnos da manhã e tarde. “Cada turno tivemos a presença de um grupo diferente para alcançar todos os profissionais. Formando em média 500 professores”, disse.

Para a professora Joseane Dias Veronese, do Centro Municipal de Educação Infantil Alzira Vargas é muito importante ter essas formações para os professores levarem o conhecimento para a sala de aula. “É essencial essa capacitação. A gente tem uma visão de mundo, mas o mundo não é estático. Os conhecimentos e conceitos que temos hoje, amanhã podem cair. Nenhum conceito científico vai ser verdadeiro eternamente. Com as novas descobertas e as novas invenções, fazem com que as nossas visões de mundo alterem também. A gente precisa se preparar para passar esses conhecimentos e essa mudança que o mundo tem para formar bons alunos”, afirmou.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, enfatizou que a SME realiza um belo trabalho diário para, fomentando a educação de todo o município. “Não estamos poupando esforços e nem investimentos na educação de nosso município. Iremos melhorar ainda mais a educação e para isso investimos nessas capacitações para que os professores levem o melhor conhecimento aos alunos. Utilizaremos esse recurso junto aos profissionais de educação para as escolas da cidade”, finalizou Samuca.

Por Renan Ferreira com fotos de Gabriel Borges - Secom/VR