Ação, que começou em fevereiro e vai até o fim deste mês, vai diminuir o tempo de espera por mamografia, ultrassonografia geral e raio X

Quase 12 mil exames de imagem disponibilizados para a população de Volta Redonda em dois meses. Esse número foi alcançado com a implantação do Mutirão de Exames de Imagem pela Secretaria Municipal de Saúde no dia primeiro de fevereiro com término previsto para 30 de abril. Esse prazo poderá ser prorrogado de acordo com a demanda.

De acordo com a coordenadora da Divisão de Média Complexidade, Flávia Lipke Ensenãt, a ação aumentou a oferta de mamografias, ultrassonografias geral e raios X, para diminuir ao máximo o tempo de espera por esses exames.

“O atendimento no Centro de Imagem do Estádio Raulino de Oliveira, no bairro Jardim Paraíba, é realizado de segunda à sexta-feira, das 07h às 23h, e aos sábados, das 7h às 19h”, lembrou Flávia.

O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, afirmou que o índice de absenteísmo se manteve alto no segundo mês de Mutirão de Exames de Imagem. “Tanto em fevereiro, quanto em maço, cerca de 35% dos exames marcados não foram realizados por não comparecimento do paciente”, explicou.

Ele pede que, assim que o paciente verificar que não poderá comparecer ao Centro de Imagem no dia em que o exame foi agendado, avise à unidade da Atenção Básica de sua referência. “E assim dar oportunidade de acesso a outro usuário”, explicou.

O agendamento é feito através do SISREG (Sistema de Regulação do Ministério de Saúde) com critérios de classificação de prioridades. O mutirão é voltado para pacientes, inseridos no sistema pela Atenção Básica do município que aguardam pela marcação do exame.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, afirma que a meta é oferecer mais de 20 mil exames de imagem nos três meses de mutirão. “Com isso, queremos atingir o objetivo que é garantir agilidade no atendimento ao paciente. A realização e a entrega do resultado de exames são indispensáveis para a continuidade do tratamento”, disse.

Por Renata Borges – Secom/VR