Segundo dados do Inpe- Cptec, choveu 169mm na cidade, volume maior do que esperado para um mês inteiro de chuvas

A Prefeitura de Volta Redonda iniciou na noite deste domingo, dia 7, uma operação em toda a cidade para amenizar os efeitos da chuva. Equipes das secretarias de Infraestrutura; Ação Comunitária; Educação; Meio Ambiente; Coordenadoria de Defesa Civil e Guarda Municipal, estão atuando pela cidade. Dados da Defesa Civil indicam que em toda a cidade choveu o acumulado de 169mm neste domingo.

"Choveu um acumulado muito grande em pouco tempo. Há anos não registramos chuvas de tamanha intensidade", destacou o coordenador da Defesa Civil, Leandro Rezende.

No bairro 249, um deslizamento atingiu um estabelecimento comercial. Duas pessoas ficaram feridas e estão sendo atendidas na rede municipal de saúde. Ambos estão estáveis. No bairro Retiro houve acúmulo de água em algumas ruas, assim como no Jardim Ponte Alta, Minerlandia, Siderlândia, Belmonte, Jardim Europa e Vila Santa Cecília. A SMI já desobstruiu na noite deste domingo a Avenida Paulista, no bairro Retiro, a Avenida Beira Rio e o acesso ao bairro Açude.

O Saae-VR informou que, por falta de energia na Estação de Tratamento de Água do Belmonte, o abastecimento de água pode ficar prejudicado. Há também problemas localizados na rede, atingindo alguns bairros.

Unidades escolares do município, que também sofreram danos por conta do temporal, estão sendo avaliadas pela Secretaria de Educação e técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano.

"Estamos atuando principalmente nos pontos mais críticos, liberando vias, tirando galhos, cortando troncos. Vamos ter equipes durante toda a madrugada atuando e nesta segunda, dia 8, o serviço seguirá a todo vapor", disse o secretário de Infraestrutura, Toninho Oreste.

O prefeito Samuca também destacou que será feito um detalhamento dos impactos das fortes chuvas. "Determinei toda a estrutura da Prefeitura para atender as emergências ainda na noite de domingo e madrugada de segunda. Já liberamos alguns locais. Amanhã (segunda) durante o dia será efetuada o detalhamento dos impactos desta forte chuva e a limpeza geral da cidade", disse Samuca.