Cerca de trinta meninas de Volta Redonda, além de candidatas de Minas Gerais e Espírito Santo, fizeram o teste para representar a Região Sudeste

A Arena Esportiva, em Volta Redonda, foi escolhida pela Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), também responsável pela modalidade feminina do esporte – o flag football, para sediar a seletiva da região sudeste para convocação para Seleção Brasileira de Flag Football. Os testes foram realizados neste sábado e domingo, dias 13 e 14.

Cerca de 30 meninas de Volta Redonda, além de candidatas de Minas Gerais e Espírito Santo, participaram da seletiva para representar o Brasil no mundial da modalidade, que será realizado em 2020, na Coréia. No flag football, são cinco jogadoras titulares em cada time, que contam com um banco de reservas com quinze jogadoras.

Para a realização dos testes, estiveram na cidade as treinadoras da seleção Bruna Ritscher, de Florianópolis; Ana Cazarim, de Brasília; e Letícia Nascimento, Victoria Guglielme, de São Paulo. Elas coordenaram as atividades que foram divididas em movimentos técnicos, no sábado, dia 13; e uma partida de flag football no domingo, dia 14.

“O flag football é a modalidade feminina do futebol americano. É um jogo de contato reduzido em relação ao jogo dos homens, o campo também é menor e não usamos equipamentos. O objetivo do jogo é o mesmo, mas basta uma jogadora pegar a fita que fica na lateral do corpo para a jogada parar”, explicou Bruna.

As primas Suzany e Mila Nunes, fundadoras do time de flag football VR Falcons participaram da seletiva. “Ficaremos ansiosas pelo resultado e torcendo para conquistar uma vaga na seleção”, disse Susany, lembrando que o resultados dos testes não sai imediatamente.

Já Mila, tem ainda outros planos: “Queremos levar o VR Falcons para disputar o campeonato nacional, agora em maio”, contou.

A secretária municipal de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, lembrou que a arena recebe os treinos da modalidade. “Apresentamos, junto com as jogadoras, o espaço para a CBFA e eles aprovaram a Arena Esportiva para a realização da seletiva do sudeste”, afirmou.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, disse que é uma felicidade ver o espaço, inaugurado no último dia 09 de fevereiro, ocupado. “A arena é um local de esportes e ver que está sendo usado pela população é muito satisfatório”, disse, lembrando que entre outras atividades, a Arena Esportiva abriga treinos de equipes de corrida e aulas de artes marciais.

Por Renata Borges com fotos de Evandro Freitas – Secom/VR