Alunos da escola Juarez Antunes bateram um papo com o prefeito Samuca Silva durante a 4ª edição do projeto da Coordenadoria da Juventude

A manhã desta quarta-feira, dia 17, foi de descontração e muita conversa na Escola Municipal Prefeito José Juarez Antunes, no bairro São Luiz. A unidade recebeu a 4ª edição do Papo Reto, que promoveu, por meio da Coordenadoria Municipal da Juventude (CoordJuv), um bate-papo entre o prefeito Samuca Silva e cerca de 100 alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental da escola.

A condição das ruas do bairro e da cidade estava entre os temas mais perguntados. A jovem Carolina Tavares, de 17 anos, também questionou o prefeito sobre o assunto. E Samuca respondeu que “um quilômetro de asfalto quente custa R$ 1 milhão e a cidade ainda passa por um momento de crise. Mais tem uma boa notícia: aprovei até 11km de asfalto e a colocação começa na semana que vem”.

Temas importantes também foram levantados durante o encontro no pátio da escola. A aluna Maria Clara Perruti perguntou: “Como o Sr. Pode melhorar a saúde, a educação e o serviço público?”. O prefeito elogiou o questionamento e explicou como cada área está sendo tratada.

“Em relação à saúde, precisamos aumentar o número de leitos. Volta Redonda tem 200 hoje e vamos ampliar com o Hospital Santa Margarida. Também precisa melhorar o atendimento. Investimos R$ 230 milhões e somos a 3ª cidade do Sudeste que mais investiu na saúde. Para a educação, nossa prioridade é aumentar o salário do professor, valorizar o profissional. Também já reformamos escolas e continuaremos melhorando outras, de acordo com as prioridades”, explicou Samuca Silva.

A falta d’água também foi assunto no bate-papo. “Como pode acabar com as recentes faltas de água aqui no bairro e em outros próximos?”, perguntou a jovem Ana Carolina.

“Aqui é fim de rede e ela é antiga e estreita. Assim como fizemos no Açude e no Três Poços, vamos construir aqui uma nova rede com investimento de R$ 1 milhão, através de parceria com empresa privada”, respondeu o prefeito.

Outro ponto abordado pelos jovens foi a condição das quadras de esporte e lazer do bairro, como questionado pelo jovem João Gabriel. O prefeito explicou que a prefeitura já reformou 32 quadras e é um trabalho gradativo. Segundo ele, a prioridade é atender as 104 escolas.

“Ontem aprovamos nove campos na cidade, mas tem locais que são prioridades. Também licitamos uma empresa que vai cuidar de todos os gramados da cidade, inclusive dos campos de futebol”, afirmou Samuca.

Condições dos ônibus, alto preço de combustíveis, investimentos no turismo e até mesmo a possibilidade de o distrito da Califórnia e outras regiões serem integrados a Volta Redonda também fizeram parte da conversa.

Além dos tradicionais temas sobre a cidade de uma maneira geral, alguns estudantes aproveitaram a oportunidade para perguntar sobre o lado pessoal do prefeito. Uma das perguntas foi da aluna Emili Otogale: “Porque o senhor se candidatou a prefeito?”.

Samuca respondeu: “Sou de escola pública, passei 10 anos no serviço público, minha área é finanças e gestão pública. Estou feliz por estar agregando e incentivando vocês a participarem na construção da cidade”.

Um dos últimos a fazer perguntas ao prefeito foi o jovem Vinícius Moraes, que é portador de Síndrome de Down e pediu melhorias nos brinquedos da praça próxima à escola, além da volta de um ônibus especial que atendia pessoas com necessidades especiais no bairro. “Vou pedir ao secretário de Infraestrutura, Toninho Oreste, que providencie o reparo nos brinquedos e vou verificar a possibilidade do retorno do ônibus”, afirmou Samuca Silva.

O coordenador municipal da Juventude, Luciano Campos, explicou que as demandas do Papo Reto são acompanhadas de perto pela Coordjuv, pela secretaria de Educação (SME) e pelo Gabinete do Prefeito. “É muito importante ouvi-los dessa maneira bem direta, dessa forma eles colocam as coisas pela ótica deles, sem interlocutores, esse é o nosso objetivo, entender de fato as demandas e resolvê-las rapidamente".

Por Raphael Martiniano, com fotos de Evandro Freitas / SecomVR