Corporação já treinou mais de 500 guardas municipais da região

Mais de 500 guardas municipais e agentes de trânsito da Região Sul Fluminense já passaram por cursos para a formação de outras corporações, além de treinamentos, ministrados pela Guarda Municipal de Volta Redonda. Entre as cidades que já receberam instruções estão: Pinheiral, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Paraty, Barra do Piraí, Itatiaia, Porto Real, Quatis, Valença, Barra Mansa, Resende, além de Nilópolis e Sumidouro.

As principais capacitações são referentes a assuntos ligados a guardas municipais no trânsito, proteção do patrimônio público e conduta profissional no trato com contribuinte, confecção do Boletim de Acidente de Trânsito (BRAT) e preenchimento de Notificação de Infrações de Competência Estadual; Legislação de Trânsito e Regimento Interno e Atualização em Legislação de Trânsito.

De acordo com inspetor da Guarda Municipal, Valdo Gomes Rocha, responsável pelo Setor de Capacitação e Instrução da Guarda Municipal e Volta Redonda, as atividades são divididas em curso de formação e capacitação de guardas municipais. Na formação, a GMVR confecciona uma grade curricular para atender às necessidades das corporações que estão sendo formadas nas outras cidades e tem duração entre 240 e 300h. Já na capacitação de guardas municipais é abordado um tema específico e tem duração de 8h à 40h.

O comandante da Guarda Municipal, Paulo Henrique Dalboni, destaca a importância dessas capacitações para a corporação. Temos uma tradição em capacitar e isso para nós é muito importante, pois podemos ampliar nosso conhecimento enquanto formadores de corporações. Cada uma dessas capacitações que ministramos serve como aprendizado. O governo do Samuca tem nos dado muito apoio, tanto que quando ele criou nossa secretaria passou a existir o setor de capacitação e treinamento. Ficamos muito honrados em estar colaborando com as cidades da nossa região”, disse o comandante.

O prefeito Samuca Silva elogiou o trabalho desenvolvido pela equipe e parabenizou a dedicação dos guardas municipais. “Quero agradecer toda corporação que não mede esforços para executar as suas atividades. Vamos seguir investindo na segurança publica, principalmente com capacitação. Parabéns a todos que se dedicam a cada dia para que tenhamos uma cidade melhor”, disse o prefeito.

Por Fátima Santos – Secom/VR