Central será localizada no bairro Dom Bosco

A Prefeitura de Volta Redonda está fortalecendo cada vez mais as cooperativas no município. A cidade é a única no estado de Rio de Janeiro em que a coleta seletiva está estruturada e existe um contrato formal com as cooperativas. A partir de agora elas irão ganhar um Ecopolo Municipal. Esse foi um dos assuntos debatidos na reunião que aconteceu nessa terça-feira, dia 30, no gabinete do prefeito Samuca Silva.

Participaram do encontro o secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Ruiz e representantes da Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública do Estado (DPE), da UFF (Universidade Federal Fluminense) e das três cooperativas que atuam na cidade (Folha Verde, Cidade do Aço e Recicla VR).

O Ecopolo será localizado no bairro Dom Bosco e a expectativa é que três cooperativas funcionem no mesmo espaço, otimizando o serviço desenvolvido. “Esse local no Dom Bosco atende de imediato aos requisitos, como acessibilidade e condições de trabalho das pessoas”, informou o prefeito Samuca Silva.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Maurício Ruiz, essa mudança é necessária. “A gente sai de uma situação que não é apropriada e coloca as cooperativas num local adequado do ponto de vista ambiental e de saúde. Isso sem mexer na estrutura”, afirmou Maurício.

A previsão é que a mudança aconteça até o dia 30 de maio, para que as cooperativas iniciem o mês de junho no novo endereço.

Por Ana Maria Mansur, com fotos de Gabriel Borges - SecomVR