Treinamento foi realizado pela Empresa de Processamento de Dados de Volta Redonda (EPD-VR) para 41 servidores

Com o intuito de capacitar os servidores públicos municipais para a utilização do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, o eSocial, a Empresa de Processamento de Dados de Volta Redonda (EPD-VR) realizou uma capacitação nesta sexta-feira, dia 17, no auditório da prefeitura, para 41 servidores.

O eSocial é um programa do Governo Federal de prestação de informações sistematizado. Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

Daniele Monteiro, gerente administrativa da Escola de Governo, explica que eles estão apoiando essa capacitação, pois o objetivo é melhorar a qualidade do serviço publico. “O objetivo da Escola de Governo é oferecer ferramentas para os servidores se qualificarem e, em consequência disso, melhorar a gestão pública do município. A partir do ano que vem será obrigatório o uso do eSocial para os setores de recursos humanos das administrações diretas, ou seja, para as prefeituras. Por isso, é importante que os servidores conheçam esse sistema”, disse Daniele.

Entre os servidores presentes, estava Isabel Cristina de Almeida, auxiliar administrativa do Departamento de Recursos Humanos. Ela conta que seu objetivo é conhecer mais sobre o eSocial. “Atualmente não vou precisar usar o sistema para o trabalho que executo, mas não podia perder a oportunidade de me atualizar. Esta capacitação veio em boa hora, porque uma mudança muito grande está prestes a acontecer e a administração precisa estar pronta para isso”, conta Isabel Cristina.

Assim como ela, a chefe do setor de pessoal da Fundação Beatriz Gama (FBG), Simone Cristina Santos Vaz, conta que esse treinamento é importante para esclarecer todas as dúvidas dos servidores que irão executar o eSocial. “Com essa capacitação, iremos utilizar corretamente o sistema e não gerar despesas e prejuízos para a administração municipal. É um sistema complexo que pode gerar multas se não forem apresentadas as solicitações que a Receita Federal pede”, explicou a servidora.

O diretor-presidente da EPD-VR, Matheus Moreira, comentou sobre a importância da capacitação. “Nosso objetivo é prever e antecipar essas pendências e correções necessárias da folha. Estamos preparando a administração direta para enfrentar as dificuldades que a EPD e a Cohab passam ao enviar os dados para o eSocial”, disse o diretor presidente.

Para o prefeito Samuca Silva, a capacitação dos servidores é essencial para alcançar a eficiência no trabalho e para atender às exigências do eSocial, que trará mudanças profundas em procedimentos atualmente adotados. “Ele substituirá a entrega de formulários, simplificando a prestação de contas, reduzindo a burocracia na comunicação de informações ao governo, relativas aos trabalhadores”, disse o prefeito.

Por Fátima Santos, com fotos com fotos de Gabriel Borges - SecomVR