Evento conta com apoio de vários setores da SMS, como epidemiologia, fisioterapia e o Programa de Saúde do Trabalhador

O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) promoveu nesta quinta-feira, dia 23 diversas ações em prol da saúde dos caminhoneiros. Está ação é uma parceria entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Sest/Senat, com apoio de vários setores da Secretaria Municipal de Saúde, como a epidemiologia, fisioterapia e o Programa Saúde do Trabalhador (PST).  O evento começou às 09 horas e contou ainda com a participação de alunos dos cursos de Enfermagem, Nutrição e acadêmicos de medicina do UniFoa.

A ação acontece no posto da PRF, que fica na Rodovia Presidente Dutra e teve como objetivo melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida dos profissionais por meio da prevenção e vigilância.

O Coordenador do Serest, Marcelo Cavaliere, contou que aproximadamente 65 profissionais estavam envolvidos nessa ação. “Estamos oferecendo para os caminhoneiros uma avaliação médica com verificação de pressão arterial, glicemia, índice de massa corporal, orientação nutricional e postural, além de verificação de acuidade visual, audição e força”, contou Marcelo acrescentando ainda que eles atenderam 200 caminhoneiros durante todo o dia. “Estamos propondo para eles um cuidado maior com a saúde e orientando a se prevenirem nas estradas”.

Motorista e morador do Rio de Janeiro, Edson Souza, disse que adorou essa iniciativa e frisou a importância dela. “Uma atitude muito legal, que conscientiza todos nós motoristas a termos um cuidado maior com nossa saúde e ficar ligados nas estradas. Uma boa ação que deveria ser feita regularmente”, sugeriu Edson.

O Policial Rodoviário Pedro Lacerda fez algumas orientações sobre segurança nas estradas para os caminhoneiros. “Nosso intuito é somar forças com eles para conversar sobre a prevenção de acidentes e medidas que ajudam nisso. O cinto de segurança e a direção defensiva são grandes dicas para evitarmos acidentes graves”, frisou.

O Secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto enfatizou sobre a importância da utilização desses serviços de saúde oferecidos durante o evento. “Levar ações de cuidados como a saúde para esses profissionais é muito importante, por conta da jornada de trabalho e as constantes viagens, acabam por não realizarem exames médicos. Problemas como mal súbitos provocam acidentes graves nas rodovias federais do país e muitas vezes exames básicos podem detectar problemas de saúde”, destacou.

Para o Prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, promover essas ações que levem saúde para as pessoas sempre terá o apoio da prefeitura. “Esse é o ano da Saúde em Volta Redonda e apoiar essas ações é muito importante para oportunizar um atendimento de qualidade à essas pessoas. Esse é o nosso compromisso e estamos trabalhando para melhorar ainda mais a saúde do município”, finalizou Samuca.

Por Renan Ferreira com fotos de Geraldo Gonçalves - Secom/VR