Mais de quatro mil pessoas serão beneficiadas com a nova UBSF

Foi inaugurada neste sábado, dia 25, a Unidade Básica de Saúde da Família Leonidia Maia de Abreu Cordeiro, no bairro São Sebastião, em Volta Redonda. A nova UBSF vai beneficiar mais de quatro mil pessoas e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

A nova unidade contará com médico generalista, pediatra, enfermeiros, técnicos de enfermagem, além de profissionais administrativos, recepcionista e auxiliar de serviços gerais.

A unidade vai ofertar os serviços de atendimento clínico, pediátrico, consulta e procedimentos de enfermagem como curativo, vacinas, verificação de pressão arterial e glicemia, e grupos de Educação em Saúde e atenção voltada à saúde da criança, da mulher, hipertensos e diabéticos, além da saúde do adulto e idoso.

“Antes eu tinha que ir buscar atendimento no São Luís (bairro vizinho), e para a gente que não tem carro e ainda com criança pequena em casa era muito difícil. Então eu estou achando muito bom”, contou a moradora do bairro Rosana de Jesus Fonseca. Afirmando ainda que essa é uma conquista muito grande para a população do bairro.

O secretario municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, lembrou durante a solenidade que essa é mais uma promessa de campanha sendo cumprida. “Mais um serviço entregue para a população de Volta Redonda. O São Sebastião é um bairro que desde a campanha tinha essa solicitação de colocar a saúde para funcionar aqui, para dar um alento à população do bairro. O bairro São Luís também vai ganhar com essa inauguração, já que antes o posto de lá atendia os moradores aqui do São Sebastião”, disse o secretário.

De acordo com o presidente da associação de moradores do bairro, André Luiz Cordeiro, esse posto de saúde é um sonho muito antigo dos moradores. “Obrigado prefeito, esse era um sonho antigo da comunidade. Antes a gente era atendido no posto do São Luís, a competição por uma vaga era muito grande, já aconteceu dos moradores terem que dormir na fila para conseguirem uma vaga. Com certeza o senhor está trazendo qualidade de vida. Agradeço você e a toda a sua equipe”, contou.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, afirmou que estava muito feliz com a entrega dessa obra. “É uma felicidade imensa estar aqui hoje entregando mais uma obra para a população. E hoje mesmo a UBSF começa a funcionar. Essa é a marca desse governo, que abre uma unidade para funcionar, não para ficar parada. Quando eu me candidatei e deixei de lado a minha carreira profissional, foi para me dedicar ao meu município e a gente já sabia das dificuldades. Uma crise financeira imensa e o governo Estadual e Federal só falando em fechar coisas, e Volta Redonda faz o contrário, e prova que com gestão pública é possível controlar a dívida e investir na sociedade”, frisou.

Samuca anunciou ainda que em até sete meses uma operadora de telefonia móvel irá instalar uma antena no bairro, outra solicitação antiga dos moradores.

Por Ana Maria Mansur, com fotos de Evandro Freitas