Evento é comemorativo à Semana da Mata Atlântica

Com 211 hectares, o Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá, localizado no bairro Santa Cruz, é a maior área verde de Volta Redonda. Após passar por uma reforma, o local foi reinaugurado na manhã desta terça-feira, dia 28, durante solenidade no Centro de Visitantes do parque. A reinauguração faz parte da série de ações comemorativas à Semana da Mata Atlântica, que acontece até o dia 31.

“Foram reformadas todas as estruturas, feita toda a comunicação visual, inclusive trazendo conteúdo ambiental, trabalhando a educação aliada à comunicação, com crianças, jovens, terceira idade, todos os grupos. Também abrimos trilhas interpretativas e bem estruturadas para que as pessoas possam fazer trilhas olhando a natureza, e não se preocupando se vão cair ou não”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Ruiz.

Ainda segundo o secretário, nos últimos dois meses o parque recebeu mais de 500 visitantes e conta atualmente com dois guardas ambientais dedicados à segurança do local, além de dois monitores ambientais para receber grupos.

O evento contou com a presença de grupos de trilheiros, ciclistas e a participação de estudantes da rede pública de ensino. Maria Eduarda de Almeida, de 10 anos, aluna do 4º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal José fontes Torres, estava empolgada por visitar pela primeira vez o parque. “Gostei muito da inauguração. No caminho, também vi pássaros fazendo barulhos e achei muito bonito. Quero trazer minha família para ver”.

A jovem Poliana Corrêa, também de 10 anos, é aluna da Escola Municipal Prof.º Lund Fernandes Villela, moradora do Santa Cruz e afirmou que costuma vir ao parque com o pai. “Gosto de brincar, ver as plantas, a natureza. Melhorou muitas coisas, como um caminho de pedras que antes não tinha”.

Acompanhado de secretários municipais e equipes de diversas secretarias e autarquias, o prefeito Samuca Silva conversou com o público presente e reforçou junto aos estudantes a importância da ajuda deles na conscientização dos pais e familiares para cuidar da natureza. Durante sua fala, o prefeito também lembrou que a pauta do meio ambiente é a maior do plano de governo.

“Tenho um compromisso grande e falar de desenvolvimento econômico, geração de emprego, é sempre preocupante em uma cidade que sempre foi poluída. Como vamos melhorar, como aliar os empregos para nossa família e a preservação do meio ambiente? Com respeito, com diálogo, com enfrentamento das questões”, frisou Samuca.

A Semana da Mata Atlântica começou na segunda-feira, com o lançamento do Programa Municipal de Arborização Urbana com espécies nativas da Mata Atlântica. Nestas quinta e sexta-feira, serão lançados dois parques naturais municipais, um próximo à Rodovia dos Metalúrgicos e outro próximo ao bairro Belvedere.

Por Raphael Martiniano, com fotos de Geraldo Gonçalves / SecomVR