Visitação está aberta até 20 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

Alunos do projeto de teatro Atua FEVRE estão expondo no Corredor Cultural, que fica no Colégio Getulio Vargas. A exposição é um registro fotográfico realizado durante os exercícios teatrais desenvolvidos nas aulas que acontecem nos Colégios Getúlio Vargas, Professora Themis de Almeida Vieira, João XXIII, Professora Delce Horta e José Botelho de Athayde. A mostra pode ser vista até o próximo dia 20 de junho.

O implementador de artes da FEVRE, Washington da Silva Maia, o Tonn Maia, esclarece que a ideia do Corredor Cultural surgiu da necessidade de valorizar e difundir o trabalho desenvolvido nas nove unidades de ensino da FEVRE. “O objetivo é que esse espaço seja aproveitado pelos alunos. O Corredor Cultural serve para valorizar o trabalho e reconhecer toda a dedicação deles”, disse Tonn.

O professor de história e coordenador do Atua FEVRE, Bemvindo Alexandre Duque de Paiva, o Bem, explica que o projeto foi criado há dois anos e que as vagas são direcionadas aos alunos que tiverem interesse em participar da iniciativa. “As aulas são realizadas no contraturno dos alunos, com duas turmas por unidade escolar. Atualmente o projeto atende 276 alunos, entre 11 e 23 anos, do ensino médio. As aulas acontecem uma vez por semana, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h40”, disse o professor.

O professor Bem ressalta que o objetivo do Atua FEVRE é possibilitar que os alunos se comuniquem mais e para incentivar o hábito da leitura. “Tem as oficinas teatrais e a parte de criação de textos. Os alunos fazem uma resenha do livro que foi proposto e transformam em forma cênica, representando um personagem desse livro”, disse Bem.

A aluna Mayra Gomes Serra, do 2º ano do Colégio Getúlio Vargas, participa do Atua FEVRE desde que foi criado. “Estou no projeto há dois anos e hoje sou muito mais centrada, eu era muito agitada. O teatro me deu vários amigos, experiências e oportunidades que eu nem sonhava”, comemora a aluna.

Quem concorda com ela é o aluno Romário Fernandes Gabriel, do 2° ano do Colégio Getúlio Vargas. “Sempre me interessei pelo teatro e quando tive oportunidade me candidatei para participar do Atua FEVRE. Estou desde o início desse ano e adorando o projeto”, disse Romário.

De acordo com o presidente da FEVRE, Waldir Bedê, o projeto Atua FEVRE, vem resgatar e proporcionar ao aluno um espaço para que ele possa se conhecer enquanto ser humano, nas perspectivas da representação, do espaço e tempo, descobrindo um talento, uma habilidade que só atuando ele consegue perceber. “O corredor cultural vem mostrar através de fotografias esse novo despertar, indo ao encontro da proposta educacional e cultural do Governo Samuca Silva”, concluiu o presidente.

O prefeito Samuca Silva ressalta que a educação tem que surpreender e cativar os alunos. “O conhecimento se constrói a partir dos desafios e promover atividades que despertem o interesse, a curiosidade, a imaginação e a criativa, é o melhor caminho”, disse o prefeito Samuca.

Fátima Santos com fotos de Geraldo Gonçalves - SecomVR