Inscrições foram feitas pelos trabalhadores durante o 1º Mutirão de Emprego

Nesta quarta-feira, dia 05, foi realizada a primeira aula do curso Líder de Portaria e Controle de Acesso. A turma conta com 25 profissionais que serão capacitados para o mercado de trabalho, com aulas nesta quarta-feira, dia 05, e na quinta-feira, dia 06, com uma carga horária total de 8 horas. A capacitação está sendo realizadas na Sala de Treinamento da FEVRE (Fundação Educacional de Volta Redonda) no bairro Laranjal, no Colégio Getúlio Vargas.

Todos os interessados se inscreveram durante o Mutirão de Emprego realizado pela prefeitura de Volta Redonda, na Ilha São João, no dia 1º de Maio. No final do curso os alunos receberão certificados. Eles poderão trabalhar em portarias de prédios, na indústria, comércio em geral, universidades, colégios, transportadoras, empresas, prefeituras e instituições diversas.

O prefeito Samuca Silva comentou. “Vocês foram ao Mutirão de Emprego na Ilha, acreditaram nas oportunidades que foram abertas e vão chegar qualificados para a vaga que precisam. Este é o caminho correto, a capacitação para conquistar o mercado”, comparou.

O presidente da Fundação, professor Waldir Bedê, esteve na aula inaugural do curso e deu as boas vindas, explicando os objetivos traçados pelo prefeito Samuca Silva.

Estamos inaugurando este espaço, que atendeu a sugestão do prefeito Samuca Silva através do Mutirão de Emprego, para que a Fundação tivesse uma participação ativa na preparação de mão de obra para o mercado de trabalho. O prefeito somente não está presente porque foi a Brasilia(DF) trabalhar por recursos federais e concorrer a um prêmio nacional como prefeito de uma cidade empreendedora, a primeira em geração de empregos no estado do Rio. A Fundação está a disposição de vocês, de portas abertas, conte com a gente para um bom treinamento”, afirmou Bedê.

As palestras foram feitas pela pedagoga educacional e empresarial, Cléia Camilo; pelo coordenador do Centro de Qualificação Profissional, Eiji Yamashita; e apoio da assessora Mariana Cordeiro. Eles destacaram a importância do aperfeiçoamento profissional, em saber receber as pessoas, criando uma imagem positiva e segura no primeiro atendimento na ponta.

O conteúdo do curso passa noções gerais, ética profissional, palavras que devem ser abolidas, 10 conceitos importantes, como receber uma reclamação, pronto atendimento, cuidar da imagem, conhecimentos básico do Código Penal, comportamento profissional na portaria, violação de correspondência, segurança patrimonial e sugestões para melhorar a capacidade de comunicação, entre outros.

Kevilin Nascimento, de 24 anos, falou da sua expectativa. “É uma grande oportunidade que abracei para voltar ao mercado de trabalho, de onde estou fora há cinco anos. Eu entreguei o meu currículo e fiz a inscrição para o curso no Mutirão do Emprego, enfrentei filas, mas estou muito feliz de estar aqui recebendo a qualificação profissional”, enfatizou.

Mais duas turmas de 25 alunos cada, serão capacitadas no Curso de Recepcionista nos dias 10 e 11 de junho e 17 e 18 de junho. Uma nova turma de Líder de Portaria e Controle de Acesso será preparada nos dias 27 e 28 de junho na Sala de Treinamentos da FEVRE.

Por Afonso Gonçalves, fotos de Evandro Freitas - SecomVR