Capacitação acontece neste fim de semana na Arena Esportiva e será ministrado pelo CREF

Neste domingo, dia 9, será realizado na Arena Esportiva uma capacitação sobre Suporte Básico de Vida (SBV), para profissionais de educação física da Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL) e para outros profissionais da região. O curso será realizado pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF1) de Volta Redonda e tem com objetivo capacitar os profissionais sobre um conjunto de medidas e procedimentos técnicos de suporte de vida à vítima. Com o intuito de não agravar lesões já existentes ou gerar novas lesões (iatrogenias). Um básico rápido de SBV proporciona até 60% de chance de sobrevivência da vítima. Cerca de 45 profissionais vão participar da capacitação.

Segundo a presidente da Comissão Do CREF1 de Volta Redonda (Conselho Regional de Educação Física, Eloísa Vilela, a capacitação é um avanço para a categoria e a SMEL é uma grande parceira.

“A presença de profissionais treinados em SBV maximiza a segurança e reduz os riscos de complicações em casos de acidentes nos estabelecimentos de Educação Física, bem como salva vidas. A Secretaria de Esporte e Lazer vem somando com o Conselho de Educação Física e com as ações da nossa Comissão na cidade. Cedendo o espaço, ela ajuda no atendimento ao profissional de educação física não só de Volta Redonda, mas de todas as cidades vizinhas ampliando e estreitando cada vez mais o contato com os nossos profissionais”, disse.

A secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, enfatizou a importância de capacitar os profissionais da SMEL.

“Buscamos sempre melhorar nosso atendimento e qualificar ainda mais os nossos profissionais é fundamental, pois são eles que trabalham diretamente com a população da cidade. Essa ação é de grande importância, pois o SBV é um importante meio de salvar vidas. É um curso obrigatório para os professores e estamos cedendo o espaço para o CREF realizar aqui na Arena Esportiva esse treinamento”, contou.

O prefeito Samuca Silva, destacou a importância da SMEL estar trabalhando para a capacitação de outros profissionais de educação física.

“O curso é obrigatório para os profissionais e é aberto para todos da região. Além de estar capacitando nossos professores a SMEL está ajudando na capacitação de outros profissionais da região concedendo o espaço para ser realizado as ações do conselho regional”, falou.

Por Maria Clara Sales – SecomVR