Escola de Governo e Gestão, em parceria com a SMIDH, realiza palestra sobre política de gênero

Na próxima quarta-feira, dia 19, às 9h, a Escola de Governo, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos vai realizar a palestra Círculo de Homens, voltada apenas para os servidores municipais. A iniciativa tem como objetivo discutir o que é ser homem no século XXI; se existem exigências sociais que limitam a dimensão afetiva do homem e tornam os homens mais tristes e/ou violentos e se os adolescentes e jovens estão sabendo lidar com a construção de novas masculinidades.

De acordo com a secretária municipal de Políticas Publicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Dayse Penna ressalta que com essa palestra será possível entender melhor a contribuição social do homem, e auxiliar na construção de uma sociedade mais sadia do ponto de vista do debate de gênero. "Trabalhar a cultura da paz e não violência em nosso município é fundamental para cumprirmos nossa missão de prevenção e educação social. A melhor forma de tratar a violência é ensinando e construindo junto à sociedade um novo olhar e uma nova maneira de pensar, principalmente, as questões de gênero", disse a secretária.

O diretor de Modernização da secretaria municipal de Planejamento, Transparência e Modernização de Gestão (Seplag), Igor Alves, que faz parte da direção da Escola de Governo e Gestão, explicou a importância do evento. “A Escola de Governo surgiu com o intuito de ser uma ferramenta de gestão capaz de gerar oportunidade de capacitação para nossos servidores, mas é importante realizar eventos que promovam o autoconhecimento e trabalhe aspectos intrínsecos ao ser humano. Pois não adianta o servidor ser bom tecnicamente e não se reconhecer perante o meio no qual está inserido”, disse Igor.

Para o prefeito Samuca Silva, a Escola de Governo e Gestão está cumprindo seu propósito que é manter os funcionários em capacitação permanente. “Desde que criamos a Escola de Governo estamos promovendo capacitações para os funcionários da administração municipal. Assim estamos valorizando os servidores municipais e também melhorando o funcionamento da prefeitura”, disse o prefeito Samuca.

O palestrante será o educador, ativista social e jornalista, Leandro Uchoas. Ele estudou Cultura de Paz e Não Violência na universidade Gujarat Vidyapith, fundada por Mahatma Gandhi. Há 11 anos, atua como ativista de Direitos Humanos no Rio de Janeiro. Ministra cursos e vivências em Cultura de Paz, Comunicação Não Violenta (CNV) e Direitos Humanos. Promove Círculos de Homens, para trabalhar novos conceitos de masculinidade. É autor do livro: “Seja a Mudança: o Brasil visto e debatido a partir do legado de Gandhi”. Foi co-criador do coletivo Dialoga-Ação, de ativismo social não violento, e do Instituto Shanti Brasil, de promoção de Cultura de Paz por meio da Educação e do Ativismo. Também criou o Jogo da Política, de estímulo à participação cidadã.

Por Fátima Santos - SecomVR