Apresentações acontecem nessa quinta e sexta-feira, no Teatro Gacemss

A Orquestra de Cordas de Volta Redonda recebe o grande maestro, compositor e musicólogo Ernani Aguiar para um Ensaio Aberto e um Concerto, que acontece na próxima quinta-feira (dia 27) e sexta-feira (dia 28), ambos no Teatro Gacemss. Ernani Aguiar dedica-se especialmente ao repertório brasileiro e contemporâneo internacional.

O programa deste concerto terá três peças de compositores europeus nunca executadas no Brasil: Michele MASCHITTI, Ernest G. KLUSSMANN e Kocsar MIKLÓS, além de um trio para trompetes e cordas do compositor pernambucano DUDA e uma sinfonia  para cordas de MENDELSSOHN, que também foi executada em primeira audição no Brasil pelo maestro Ernani Aguiar.

Na quinta-feira, às 15h30, durante o Ensaio Aberto, crianças, jovens e o público em geral assistirão como funciona uma orquestra através de um bate papo informal do maestro com o público. Na sexta-feira, às 19h30, a Orquestra de Cordas de Volta Redonda, com 50 integrantes, se apresenta sob a regência da maestrina Sarah Higino. As duas apresentações terão entrada franca, mas os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro Gacemss.

A maestrina Sarah Higino destaca a importância de receber o regente no Volta Redonda Cidade da Música. “É uma honra receber como regente convidado deste concerto o Maestro Ernani Aguiar. Músico com vasta experiência além da regência, na musicologia com estudos importantes voltados para a música brasileira colonial, e com composições executadas em todo o mundo”, disse Sarah Higino.

O prefeito Samuca Silva destaca que essas apresentações são importantes para motivar os alunos do Cidade da Música. “Sabemos que as apresentações do Volta Redonda da Música são espetáculos maravilhosos. Além disso, elas servem com incentivo para todos que participam do projeto”, afirmou o prefeito.

ERNANI AGUIAR - Foi coordenador dos projetos Orquestras e Espiral da Funarte entre 1982 e 1985 e professor de regência do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO. Em 1990 recebeu o título de Cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro.

Como pesquisador, tem sua atenção voltada para a música brasileira do período colonial. Dentre suas gravações como regente destacam-se as da obra do Padre José Maurício Nunes Garcia com o Coral Porto Alegre e a ópera Colombo, de Carlos Gomes, à frente de solistas, corais e Orquestra Sinfônica da UFRJ, que recebeu o prêmio de "Melhor CD de Música Erudita" da Associação Paulista de Críticos de Arte em 1998 e o "Prêmio Sharp" em 1999.

Como compositor tem obtido expressivo sucesso tanto no Brasil como no exterior, com sucessivas apresentações, gravações, edições e transmissões radiofônicas e televisivas de suas obras.

É professor de regência e prática de orquestra da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Por Fátima Santos - Secom VR