Curso é parte da programação da Escola de Governo, que à tarde abordou o tema Gestão de Conflitos para funcionários da PMVR

A Escola de Governo e Gestão da Prefeitura de Volta Redonda teve programação dupla nesta terça-feira, dia 25. Durante todo o dia servidores públicos do município, da Secretaria de Estado de Educação e do Hospital Regional, além de funcionários da Organização Social Mahatma Gandhi, que administra o Hospital do Retiro participaram de capacitação em parceria com o Núcleo de Excelência em Gestão do Rio de Janeiro.

As palestras foram ministradas no auditório do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Volta Redonda pelos coordenadores do núcleo: Eurico Marchon e Meirelaine Rosa. O objetivo foi apresentar o Modelo de Excelência em Gestão, que preconiza um processo de autoavaliação.

O instrutor Eurico Marchon explicou que é importante implantar a cultura da gestão nos servidores da esfera pública para que isso reverta em benefícios ao cidadão. “Focamos em organização, planejamento, análise de resultados, gestão de pessoas e reconhecimento de lideranças”, disse, alertando para a necessidade do trabalho em equipe.

O diretor de Modernização e Inovação da secretaria, Igor Alves, que faz parte da diretoria da Escola de Governo e Gestão, informou que a Prefeitura de Volta Redonda implantou esse modelo de gestão em 2018 e já conquistou avanços. “Posso citar o Plano Plurianual Participativo, a criação da Controladoria Geral do Município e da Ouvidoria Geral do Município; a implantação do FiscalizaVR e da própria Escola de Governo e Gestão; e ainda a elaboração de um Banco de Projetos para Captação de Recursos”, enumerou.

Ele completou que a capacitação vai aproximar o Modelo de Excelência em Gestão de cada secretaria e autarquia. “O objetivo é que cada setor faça sua própria avaliação para que, posteriormente, a prefeitura seja avaliada como um todo”, explicou.

Juarez Magalhães, que atua no Departamento de Informação e Planejamento da Secretaria de Saúde de Volta Redonda, estava empolgado com a possibilidade de replicar o que aprendeu. “Vou ser um multiplicador desse guia de gestão na secretaria para ampliar a qualidade do serviço oferecido”, disse.

O prefeito municipal, Samuca Silva, acredita no sucesso da adoção de um modelo de atuação conjunta dos órgãos e entidades da prefeitura, para buscar a otimização de resultados, a efetividade das ações, bem como a economicidade dos gastos públicos. “A ideia é focar em resultados para o cidadão, oferecendo serviços mais eficazes à população”, disse.

WORKSHOP – No período da tarde, no auditório da Secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, funcionários da Prefeitura de Volta Redonda participaram do workshop “Liderança e Gestão de Conflitos”, ministrado pelo subsecretário de educação Leandro Flores.

O Conflito é uma das situações que mais gera estresse para o líder e efeito negativo na performance de uma organização. Discussões de ideias, desentendimentos, disputas e jogo de interesse são inerentes ao comportamento humano e um fator desafiador para o gestor no seu dia a dia.

Gerir os conflitos é o grande desafio para o líder moderno. Administrar os conflitos e ter iniciativas para utilizá-lo como uma tática organizacional para mudança e inovação são oportunidades de uma liderança eficaz.

O Workshop abordou de forma clara e objetiva o papel da liderança na gestão de conflitos e como transformar ideias opostas em soluções práticas para o bom desempenho das organizações.

Por Renata Borges com fotos de Geraldo Gonçalves – Secom/VR