Em comemoração ao 29ª aniversário do Memorial Zumbi dos Palmares, foi realizado na noite desta terça-feira, dia 25, o segundo Prêmio Dandara e Zumbi dos Palmares. O evento, que aconteceu na Vila Santa Cecília, contou com a parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e o Conselho Municipal de Política Cultural de Volta Redonda (CMPC-VR). O Prêmio Dandara e Zumbi é uma condecoração que dá o reconhecimento aos negros e negras do município de Volta Redonda e região que se destacaram no ano de 2018.

Através de inscrições feitas online os candidatos contam parte do trabalho que realizam, e por meio de uma votação aberta pela internet, a população elege os vencedores em nove categorias: música, dança, artes cênicas, artes visuais, educação, literatura, empreendedorismo criativo, comunicação e humanidade e cidadania, além da categoria especial Preservação da Memória Ancestral,que homenageia mestres de cultura popular, lideranças religiosas e pessoas que contribuíram para a história do movimento negro da região.

Aline Ribeiro, secretária de Cultura de Volta Redonda, enfatizou que era um dia para celebrar. “Vamos comemorar mais um aniversário do Memorial Zumbi, esse espaço importante que a gestão do prefeito Samuca Silva conseguiu dinamizar, abrir as portas, realizar uma ocupação cultural dos artistas da cidade, onde as manifestações culturais negras pudessem se apropriar do espaço”, disse a secretária.

O prefeito Samuca Silva lembrou que o Prêmio Dandara e Zumbi dos Palmares foi criado para valorizar as manifestações e iniciativas culturais que, cada vez mais, fomentam e valorizam as nossas manifestações afros. “O prêmio tem a função de relembrar as pessoas que foram e são referências na cultura afro de Volta Redonda e da nossa região. Parabéns a todos os indicados e vencedores”, disse o prefeito.

Laís Meneleu Conti, uma das integrantes da Bafro, vencedora da categoria música, explicou sobre a importância de ter eventos direcionados ao publico LGBT e negro do Sul Fluminense. “A Bafro é uma festa que visa entreter, principalmente, o público LGBT e negro, através da música negra. Esse prêmio mostra a importância de ter um rolê para quem é preto e LGBT aqui na região. E mostra também que somos capazes de muita coisa ainda, porque a Bafro aconteceu de uma forma muito despretensiosa e agora estamos recebendo um prêmio que exalta os profissionais negros. Nunca imaginamos estar aqui”, disse Laís.

Filipe Silva, vencedor da categoria comunicaçãodestaca que esse prêmio vai ajudar as futuras gerações. “Esse prêmio é extremamente importante, principalmente para que as novas gerações possam ocupar espaços. É muito ruim você nunca ver alguém parecido com você. Você abrir a página de uma revista e não encontrar um corpo, um cabelo como o seu. E esse prêmio traz essa inspiração para as pessoas. Foi isso que me levou a inscrever. Tenho uma irmã de 17 anos e não quero que ela passe pelo que eu passei”, disse o publicitário.

Conheça os vendedores:

*Categoria música (concorreram nesta categoria músicos, instrumentistas, MC's e bandas)

Zumbi: Juremeiros

Dandara: Bafro

*Categoria dança (concorreram nesta categoria bailarinos(as), Bboys/Bgirls, coreógrafos(as) e companhias de dança)

Zumbi: Charme na Praça

Dandara: Marcela Nogueira

*Categoria artes cênicas (concorreram nesta categoria atores, roteiristas, diretores e companhias de teatro)

Zumbi: Washington kellington

Dandara: Mari Oliveira

*Categoria artes visuais (concorreram nesta categoria artistas plásticos, pintores, grafiteiros, designers e fotógrafos)

Zumbi: Diogo Carvalho