Cidade conta com uma creche totalmente integral e 14 com turmas integrais e parciais

Volta Redonda aumentou em quase quatro vezes o número de turmas de tempo integral nas creches desde 2017. Antes o município contava com 16 turmas e hoje o número subiu para 52. Esse aumento tem a ver com os constantes investimentos feitos pela prefeitura na educação do município. Atualmente a cidade conta com uma creche totalmente integral e 14 com turmas integrais e parciais.

A assessora da coordenadoria de Supervisão Escolar, Jane do Valle Reis, contou que a faixa etária dos alunos vai de quatro meses a 2 anos e 11 meses. “As turmas integrais tem seu horário de 7h às 17h, os alunos são atendidos com professor e auxiliar. Em um turno é desenvolvido a parte pedagógica e no outro  acontece a estimulação das crianças, banho, alimentação e etc.”, disse.

De acordo com a secretária de Educação de Volta Redonda, Rita Andrade, o período integral atende as famílias que precisam deixar seus filhos para poder trabalhar. “O atendimento parcial cria mais vagas para que toda família que desejar colocar seu filho na creche tenha a oportunidade. Mas estamos criando cada vez mais turmas integrais e creches totalmente integrais para atender a população que necessita deste período”, explicou Rita.

Mais de 500 vagas foram criadas nos últimos dois anos e o município está caminhando para atender 100% da demanda das vagas para berçário a 2 anos, atualmente 75% dessa faixa etária é atendida.

O prefeito Samuca Silva lembrou que ainda há muitas melhorias para fazer. “Nossa ainda temos muitas coisas para fazer. Até 2020 está no planejamento a construção de uma creche no Belmonte; a inauguração da Creche Municipal Jesuaet José da Silva, no Retiro; a ampliação das turmas integrais; e tornar totalmente integral mais três creches”, contou o prefeito.

Por Ana Maria Mansur, com fotos de divulgação

Secom VR