Sábado de Juventudes abre as comemorações com atividades esportivas

A Coordenadoria Municipal da Juventude (Coordjuv) de Volta Redonda preparou uma programação especial para o Mês da Juventude, comemorado em agosto. Durante todo mês, estudantes vão participar de atividades esportivas, de lazer e culturais desenvolvidas em parceria com as secretarias de Cultura, Educação, Esporte e Lazer, além da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) e Coordenadoria de Defesa Civil.

A abertura da programação será neste fim de semana com o primeiro Sábado de Juventudes do mês, dia 03 de agosto, com jogos de futsal, feminino e masculino. A disputa será no Ginásio Amaro Inácio, no bairro Retiro, a partir das 9h.

De acordo com o coordenador municipal de Juventude, Luciano Campos, o objetivo do projeto, que será realizado nos cinco sábados deste mês, é promover a integração entre os estudantes universitários de Volta Redonda, já que a competição será entre as atléticas de cada instituição.

“Em cada sábado será disputada uma modalidade diferente, incluindo futsal, handball, atletismo, vôlei e basquete. Na edição do último sábado do mês, dia 31, serão realizados jogos de basquete e as finais das outras modalidades, na Arena Multiuso na Ilha São João”, explicou Luciano.

A programação completa dos Sábados de Juventudes inclui futsal masculino e feminino no dia 03, no Ginásio Amaro Inácio, no Retiro; handebol feminino, no dia 10, no mesmo local; atletismo na Arena Esportiva no dia 17; vôlei na Arena Multiuso da Ilha São João; e no dia 31, basquete masculino e as finais de futsal masculino e feminino, handebol e vôlei, também na Ilha. Sempre a partir das 9h.

Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, as atividades do Mês da Juventude devem fortalecer o envolvimento do jovem no dia a dia da cidade. “Além das atividades esportivas e de lazer, que promovem integração, a programação inclui ações culturais, que induzem a discussão sobre o cotidiano como o VR em Jogo e o Riscolândia, por exemplo”, falou o prefeito.

As outras atividades serão realizadas durante a semana nas escolas da Rede Municipal de Ensino e da Fevre. Estão previstas edições do VR em Jogo, o jogo de tabuleiro criado pela equipe da Secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag) é aplicado em escolas do ensino médio e tem como objetivo envolver os jovens, de forma lúdica e interativa, na criação do Plano Estratégico Municipal (PEM), que tem como objetivo pensar a cidade para os próximos 20 anos.

A Caravana ID Jovem, projeto idealizado para fomentar o ID Jovem, que é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual para a população jovem, 15 a 29 anos (Decreto 8.537/2015), será realizada durante o mês pela Coodjuv, dentro dos colégios da Fevre.

Também haverá rodadas do Riscolândia, jogo de tabuleiro, idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Unicef objetivando aprendizagem e prevenção de catástrofe. Em Volta Redonda, a Defesa Civil realiza dentro das escolas, com o intuito de mostrar para os jovens onde existem riscos, como evitá-los e como acionar o órgão.

Ainda está na programação o “Escola Tem Cultura”, realizado pela Secretaria de Cultura, o projeto aproxima os alunos dos espaços e da programação cultural do município e recebem na própria unidade apresentações de dança, música, teatro e outras manifestações. Além de gincana, palestras sobre igualdade racial, apresentações dos músicos do projeto Volta Redonda Cidade da Música e uma turnê do Coral Watoto, de Uganda, África.

Por Renata Borges – Secom/VR