Ação foi realizada no auditório da secretaria no bairro Niterói em Volta Redonda

Neste sábado, dia 3, a Secretaria de Educação de Volta Redonda (SME) realizou um curso de formação para os 154 recém convocados para assumir o cargo de auxiliar de educação infantil na rede municipal. O curso faz parte da formação continuada dos profissionais, que conta com parte teórica e prática. No primeiro momento a equipe pedagógica da SME explicou a rotina de trabalho para os auxiliares e depois exemplificou na prática essas vivências que serão comuns no dia a dia de trabalho.

Segundo Gabriella Gomes, de 22 anos, a educação sempre foi seu sonho profissional. “Faço Biologia e sempre quis trabalhar e atuar na área da educação. O concurso foi uma ótima oportunidade para ingressar na profissão. E sabemos que a educação precisa dessa trabalho, tudo é muito novo pra mim e estou bem ansiosa e feliz”, disse.

A secretária de Educação, Rita Andrade destacou a importância da formação para orientar esses profissionais.

“Eles puderam vivenciar essa experiência que vai fazer parte do dia a dia da escola. Vão para as escolas sabendo de suas funções e de seus deveres. Na parte de educar e cuidar da criança, sempre atendendo ao eixo nacional definido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, disse.

Quem também estava feliz por participar da formação foi a Mayara Araújo, de 28 anos. “Eu trabalhava em outra prefeitura e sempre quis vir para Volta Redonda. Meus filhos são alunos da educação infantil da rede municipal e sou encantada com o trabalho que a SME realiza. Agora fico feliz por estar trabalhando aqui e também como mãe de aluno. Estou muito feliz, quero contribuir muito e muitas coisas virão”, falou.

O prefeito Samuca Silva enfatizou que esse auxiliares vão atender a demanda da SME.

“Investir nos profissionais é investir na educação do município. Desejo boas-vindas aos profissionais que estão entrando para compor o quadro da secretaria.  Essa formação é importante para eles que estarão mais familiarizados com a rotina das escolas e para a educação”, afirmou o prefeito.

Por Maria Clara Sales com foto Gabriel Borges – Secom VR