Objetivo é aproximar o público escolar dos espaços culturais da cidade

 

Nesta segunda-feira, dia 05, aproximadamente 40 crianças entre 06 e 07 anos de idade, da Escola Municipal São Francisco de Assis participaram do Tour Cultural, promovido pela Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Cultura. O projeto Tour Cultural tem o objetivo de aproximar o público escolar dos espaços culturais da cidade, a partir de uma visita guiada por profissionais da Secretaria.

 

Durante o Tour, crianças e adolescentes tem a oportunidade de conhecer o Memorial Zumbi dos Palmares, um patrimônio dedicado à valorização da cultura afro, a Biblioteca Municipal Raul de Leoni, que é o principal equipamento da região dedicado à literatura, e o Espaço das Artes Zélia Arbex, a galeria de artes plásticas com maior visibilidade e circulação de público no município. 

 

A professora Juliana Costa, acompanhou a turma do primeiro ano da Escola São Francisco de Assis durante todo o percurso e destacou a biblioteca como um espaço cultural muito relevante para essa faixa etária. “É importante para esses alunos possuírem a vivência nos espaços culturais e criarem laços. Hoje as crianças são acostumadas muito com tecnologia e ter esse contato com os livros são essenciais para o desenvolvimento”, contou a professora.

 

A Secretária de Cultura, Aline Ribeiro comentou que os espaços culturais são importantes para o desenvolvimento do município. “Fomentar a circulação nos espaços culturais e patrimônios do município, estimula os alunos e oferece uma enorme diversidade cultural. Os Interessados em realizar o agendamento podem solicitar uma carta de serviços da Secretaria Municipal de Cultura no site da prefeitura, buscando por Tour Cultural”, explicou Aline acrescentando que até o final de agosto outros dez grupos escolares já estão agendados para realizar a visita. 

 

O Prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, explicou que esse projeto é muito importante para levar até as crianças diferentes formas de cultura.  “Estamos fomentando nesses jovens diversos ambientes culturais para direcioná-los na vivencia do mundo e na valorização de nossa cidade e sua cultura”, finalizou Samuca.

 

Programação Mês de Agosto

 

Dia 08

09h às 10h - Escola Municipal São Francisco de Assis (Alunos de 06 a 07 anos)

14h às 15h – Cras Vila Americana (Alunos de 11 a 14 anos)

 

Dia 12

09h às 10h e 14h às 15h – Escola Municipal Professor Lund Fernandes Vilela (Alunos de 09 às 14h)

 

Dia 13

09h às 10h e 14h às 15h – Escola Municipal Professor Lund Fernandes Vilela (Alunos de 09 a 14 anos)

 

Dia 14

14h30 às 15h30 – Escola João Paulo I (Alunos de 09 a 10 anos)

 

 

Por Renan Ferreira com fotos de Gabriel Borges - Secom/VR
Pin It